2.26.2019

Pão de ló com doce de ovos

Sabem aquelas receitas que "nascem" de enganos? Pois... este pão de ló não estará propriamente ao nível de uma Tarte Tartin, talvez a mais famosa de todas as receitas que nasceram de enganos culinários, mas foi o resultado de uma troca por distração e resultou tão bem que tem sido muito repetido! A culpa foi tão somente a troca de 6 gemas + 2 ovos inteiros, que é a receita do pão de ló de Alfeizerão, por 6 ovos inteiros + 2 gemas. Fiquei com um pão de ló igualmente fofo mas com claras a mais para fazer aquele efeito quase cru no centro... e resolvi compensar com doce de ovos! 




Ingredientes
Pão de ló:
6 ovos inteiros
2 gemas
100g de açúcar
50g de farinha para bolos com fermento

Doce de ovos:
4 gemas
100g de açúcar
75ml água

Confeção
Para o pão de ló:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Prepare a forma com o papel vegetal. 

Bimby:
Coloque a borboleta e deite no copo os ovos e as gemas com o açúcar. Programe 10 min/vel 4. Junte a farinha e envolva com a espátula em movimentos circulares. 

Tradicional:
Numa taça, junte os ovos e as gemas com o açúcar e bata na batedeira por cerca de 10m, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha com fermento e envolva, com a colher de pau, suavemente, em movimentos circulares. 
Deite na forma e coza por cerca de 14 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Para o doce de ovos:
Leve um tachinho ao lume com a água e o açúcar até atingir o ponto de pérola. Bata as gemas, junte um pouco da calda para amornar e junte tudo ao tacho. Leve novamente ao lume baixo até engrossar, mexendo sempre. Deixe arrefecer.

Cubra o bolo com o doce de ovos e delicie-se!


Bom apetite!
Tempo de preparação: 30minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:nãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: ovos; N.º de porções:8Prato: Bolo, sobremesa

1 comentário: