2.11.2013

Pavlova # Dia dos namorados

Para o dia dos namorados, sugiro uma refeição completa com entrada, prato e sobremesa. Sendo um dia de semana, são pratos rápidos de confecionar ou que podem ser preparados no dia anterior. 

A ementa:
- Cogumelos recheados com roquefort e nozes
- Salada  verde
- Talharim rosa com Camarão, bacon e pesto
- Pavlova com mascarpone e morangos 

Começamos com a sobremesa que devem fazer de véspera, já que tem muito tempo de forno.  Podem preparar também o creme e, no dia, é só montar a sobremesa.

Esta sobremesa deliciosa ganhou este nome em honra da bailarina Pavlova e da sua saia. Para quem gosta de suspiros com "coração" mole, a Pavlova é um suspiro gigante... Uma sobremesa leve e  fácil de fazer, seguindo esta receita que vi, mais uma vez, na página da Clara de Sousa "A minha cozinha". Alterei a cobertura, porque prefiro creme de mascarpone às natas e optei por morangos frescos porque são a fruta preferida do marido... 



Ingredientes
4 claras
225g de açúcar
2 colheres de chá de farinha maisena
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco

Para a cobertura:
100ml de natas de bater
2 colheres de sopa de  açúcar
1 embalagem de queijo mascarpone 
300g de morangos

Confeção
Pré aqueça o forno a 160º. 
Bata as claras em castelo bem firme e  comece a adicionar lentamente o açúcar (cerca de 2 colheres de sopa de cada vez),  mexendo sempre. Quando tiver terminado o açúcar, bata durante mais 2 ou 3 minutos. As claras devem  estar bem firmes e muito brilhantes. Junte agora a farinha e o vinagre e envolva bem. 
Prepare um tabuleiro com papel vegetal e deite o  merengue, formando um círculo. Faça uma cavidade ligeira no centro,  para acomodar o creme. Leve ao forno, baixando para  120º, durante 1h30. Desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer dentro do forno. Não a  tire antes ou corre o risco de colapso! 

Entretanto, Bata as natas  em  chantili, adicione 3 colheres de sopa de açúcar e misture com o  queijo mascarpone. Sirva a pavlova com este creme e os morangos por cima.

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário