3.19.2013

Gambas com laranja e coco em cama de risoto

Um destes dias comi um saboroso prato de Gambas ao maracujá com arroz de salmão no restaurante Os Prazeres da Carne, na Casa da Guia em Cascais que foi a inspiração para este prato. Usei laranja em vez de maracujá e fiz um risoto simples de laranja para servir de "cama". Delicioso e com um "ar" sofisticado, mas, na verdade, de execução bem simples!


Ingredientes
1 cebola
2 chávenas de arroz arbóreo
1 chávena de vinho branco
sumo de 2 laranjas
1 l de caldo de galinha
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
800g de miolo de camarão (grande)
1 dente de alho
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de pimentão doce
azeite
1 colher de sopa de coco ralado

Confeção
Pique a cebola finamente e refogue num pouco de azeite. Junte o arroz e o vinho e deixe evaporar. Junte o sumo de uma das laranjas e mexa até começar a secar. Vá  juntando o caldo de galinha previamente aquecido aos poucos (cerca de 2 conchas de cada vez), mexendo sempre delicadamente e deixando o liquido evaporar antes de juntar mais. No final, já com o lume apagado, junte a margarina e o queijo.
Entretanto, numa frigideira grande, aqueça o azeite e deite o alho e o miolo de camarão descongelado e bem escorrido. Tempere com sal, pimenta, o alho em pó e o pimentão doce e deixe cozinhar cerca de 3 minutos de cada lado. Junte o sumo da outra laranja e deixe ferver um pouco. Polvilhe com o coco ralado.

Para servir, deite duas colheres de arroz com as gambas por cima e um pouco do molho de laranja em volta. Polvilhe com mais um pouco de coco.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Que saboroso que deve ter ficado este risotto. Fico a imaginar a combinação da laranja com o côco. Muito inspirador.
    Um beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...