9.01.2013

Dia Um... Na Cozinha! E uma Galette de pêssego e manjericão

Esta já é a 4.ª Edição do desafio Dia Um... Na Cozinha!, onde, mensalmente, há um tema comum para que sejam elaboradas as receitas. Apesar de ser a 4.ª edição, é a minha primeira participação... e logo com uma Galette de fruta (que eu adoro) como tema! Irresistível, não podia ser melhor a estreia! :)

Decidi desde logo fazer uma galette de pêssego e usar amêndoas para guarnecer a massa. A ideia de aromatizar a fruta com manjericão foi no momento em que cheguei a casa, fui regar o meu manjericão que cresce a olhos vistos e ele piscou-me o olho... Ficou um contraste de sabores delicioso! A massa foi uma mistura da massa areada com a massa desta outra galette, da Dorie. Ficou no ponto: flakly, mas bam mas fácil de trabalhar. 

Com esta receita participo também no passatempo do Blog Bem Bons que, para comemorar os mais de 1000 seguidores da sua página do Facebook, nos desafiou a criar uma receita com produtos da época.


Ingredientes
Para a massa:
200g de farinha
100g de manteiga sem sal bem fria
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
1 ovo

Para o recheio:
6 bolachas Maria trituradas
3 colheres de sopa de açúcar
4 pêssegos
8 folhas de manjericão fresco
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de manteiga derretida
+ leite para pincelar, 1 colher de açúcar e amêndoas laminadas q.b. para salpicar a massa.

Confeção
Começe por preparar a massa: Misture a farinha com o açúcar. Corte a manteiga em cubos pequenos e misture na farinha, com os dedos, mas sem desfazer completamente todos os pedacinhos de manteiga. Adicione o ovo e misture, sem amassar muito, apenas para incorporar. Forme uma bola, enfarinhe-a e envolva a massa em película aderente. Leve ao frio por 1h, pelo menos. 
Dica: Para fazer a massa, se tiver as mãos muito quentes, como eu, coloque uma taça com àgua bem fria e vá arefecendo as mãos de vez em quando! 

Para o recheio:
Numa taça, deite os pêssegos descascados e partidos em gomos. Triture o açúcar com o manjericão e misture com a fruta. Adicione a colher de amido de milho e a manteiga derretida, envolva e reserve. 

Pré-aqueça o forno a 180º. Corte 2 folhas de papel vegetal e coloque uma na bancada, levemente enfarinhada. Coloque aí a massa e, com o rolo de cozinha também enfarinhado, estenda a massa em círculo. Coloque a outra folha de papel vegetal em cima da massa e vire-a para enfarinhar também esse lado. Este procedimento é necessário porque a massa vai pegar ao papel quando passar o rolo por causa dos pedaços de manteiga e, assim, impedimos algum "desastre"!
No centro da massa, deixando cerca de 5 cm para fechar a galette, salpique a bolacha triturada. Em cima, disponha as fatias de pêssego com todo o creme que entretanto o sumo da fruta criou. Feche as pontas da massa por cima do centro de fruta, pincele com leite e salpique 1 colher de açúcar e amêndoa laminada. Leve ao forno por cerca de 20m ou até estar dourada. 

Sirva morna ou fria... e delicie-se!








Bom apetite!

12 comentários:

  1. Antes flaky que flopy!!! É o que diz a Dorie!! E olha está uma maravilha!! O toque do mangericao deixou me inspirada!!!
    Ficou perfeita minha querida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que lindo ficou Mª João!
    Adorei o aspecto... me deu uma vontade de provar!!! hehe

    Quero te convidar a participar do sorteio que estou realizando no blog.
    Dê uma olhada:
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/2013/09/sorteio-em-parceria-com-empresa-joia-do.html

    Beijinhos, Pri

    ResponderEliminar
  3. Essa galette tem mesmo um ar irresistível…Essas fatias de pêssego caramelizadas deixaram-me com água na boca.
    bjns

    ResponderEliminar
  4. Essa galette tem mesmo um ar irresistível…Essas fatias de pêssego caramelizadas deixaram-me com água na boca.
    bjns

    ResponderEliminar
  5. Olá Mª João,
    A galette está linda e com os maravilhosos pêssegos só pode estar super deliciosa.
    Fiquei curiosa com a adição do manjericão, mas deve ficar com um sabor e um cheirinho fantástico.
    Parabéns pela participação
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Imagino o sabor intendo do mangericão, na tua galette, uma maravilha por certo.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Que galette tão bonita, João!! Também fiz a minha de pêssego e o sabor é fantástico :)
    O manjericão deve dar-lhe um sabor maravilhoso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Que maravilla, con el melocoton tiene que tener un sabor delicioso, me ha encantado. Mil besicos amiga

    ResponderEliminar
  9. Uma pequena maravilha! Nem sei se gostei mais do recheio , se da massa !!! Perfeita mesmo!!!
    Beijinho doce e uma semana feliz!

    ResponderEliminar
  10. Hunnn que aspeto delicioso

    Boas férias
    Beijokas

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Maria Joao

    Que maravilha que ficou a tua galette... hummmm comia agora mesmo uma fatia de bom grado, é que estou com uma fome que nao fazes ideia :) foi o regresso ao trabalho eheheheh!!!!

    Excelente a tua participaçao!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  12. Pêssego e manjericão??
    Só pode ser maravilhosa!! Além de ter ficado lindíssima, claro!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar