12.29.2013

Bolo de amêndoa e caramelo

Este é um mês de vários aniversários dos que me são mais chegados. O meu filho, que fez dia 20, quis... bolo de chocolate (surpresa das surpresas, eheheh) e eu fiz-lhe esta receita. A minha irmã festeja no dia 24 e quando lhe perguntei que bolo queria, respondeu-me "qualquer coisa... desde que tenha caramelo!". Referia-se a este caramelo, que ela adora. Fiz a receita de bolo de amêndoa do Mundo de receitas bimby e o bolo saiu assim!
 

Ingredientes
Bolo
6 ovos
250g de açúcar
100 g de amêndoa sem pele
260 g de farinha
150 ml de óleo alimentar
150 ml de água morna
1 colher de café de fermento em pó


Caramelo
1 pacote de natas
2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de água
40g de margarina
1 pitada de sal

Para rechear e cobrir
2 pacotes de natas frescas
2 colheres de açúcar
Algumas amêndoas para guarnecer

Confeção
Comece por fazer o Bolo:
Com a borboleta bata as 6 claras, 6 m vel. 3 1/2. Reserve. Moa a amêndoa 20s vel 9 e Reserve. Coloque o açucar a bater com as gemas 1m vel 5, ponha novamente a borboleta e junte o óleo e a água morna. Bata mais uns segundos para misturar e junte a farinha e o fermento, misturando bem. Finalmente, envolva as claras em castelo com a espátula. Deite em duas fornas redondas sem buraco, forradas com papel vegetal e leve ao forno a 180º até cozer (cerca de 25m).
Enquanto o bolo coze, faça o caramelo:
Coloque o açúcar com a água num tacho, até que derreta completamente. Baixe o lume e, sem mexer, deixe atingir uma cor âmbar. Retire do lume. Aqueça as natas numa panela ou no micro-ondas. Verter a nata aos poucos, mexendo bem até que fique um creme homogéneo. Atenção que vai borbulhar um pouco! Adicione a margarina e a pitada de sal e mexa. Deixe arrefecer.

Bata as natas bem firmes com o açúcar. Se necessário, para as natas ficarem mais firmes, junte umas gotas de sumo de limão. Junte 2 colheres de sopa do caramelo (tem de estar frio) e envolva bem.

Retire os bolos do forno e deixe arrefecer. Coloque um dos bolos no prato, recheie com um fio de caramelo, o creme de natas e, novamente, com caramelo. Cubra com o outro bolo e cubra todo o bolo com o creme de natas. enfeite com mais caramelo e com algumas amêndoas envolvidas em caramelo.

Bom apetite!
Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Caramelo; N.º de porções: 15; Prato: Bolo

2 comentários:

  1. Maravilhoso este bolo, a minha mãe e cunhada também são do dia 24 :)))) parabéns à tua mana, bjs

    ResponderEliminar
  2. Adorei este bolo Mª João! O sabor da amêndoa a contrastar com o caramelo salgado deve ter ficado divinal... decadentemente divinal. O aspecto está muito guloso. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar