9.30.2013

Cestinhos de Nutella e iogurte

Hoje não temos receita vegetariana... Fica para amanhã. Hoje, temos uma sobremesa!
Esta sobremesa faz-se em 10m. Verdade! 10 minutos, com ingredientes que temos quase sempre disponíveis. E, apesar de rápidos, ficam tão lindos e deliciosos que levo estes cestinhos a uma comemoração especial: os 3000 gostos no Facebook deste blog delicioso: Sweet my Kitchen. Parabéns, Marisa!


Ingredientes
6 bases de massa fina para doces e salgados
1 chávena de Nutella
1 chávena de iogurte grego 
2 colheres de sopa de açúcar em pó
algumas amoras (ou outro fruto vermelho) para decorar


Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Salpique as bases de massa com açúcar em pó, coloque-as em formas de queques para formar os "cestos" e leve ao forno até dourar (cerca de 5-7m).  Retire e deixe arrefecer na forma.
Entretanto, leve a Nutella uns minutos ao microondas e mexa com um garfo para amaciar o creme. Coloque cerca de 1 colher de sopa de Nutella em metade do cesto e iogurte grego na outra metade. Decore com amoras e sirva.



Bom apetite! 


Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate, Iogurte; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa 

9.29.2013

Bolo caramelizado de maçã

Quando este blog lança um desafio, eu TENHO de participar. E tenho, simplesmente porque a Maria lança os desafios mais originais e cheios de significado! 
Desta vez, a propósito do patrocinador do desafio - as Conservas Nero - pedia-nos uma receita que conserve uma memória: "Quero que puxem pela vossa cabeça e que me tragam amemória mais bem guardada, escondida naquela receita que torna impossível não a reviver."

E depois de muito puxar pela cabeça e de alguns tempos a olhar para o meu antigo livro de receitas, encontrei ali mesmo a memória perfeita: em criança, na cozinha, com a minha mãe. O cheiro de bolo de maçã a invadir a casa e a minha mãe a escrever no caderninho a receita. Há muitas receitas que me transportam de novo àquela cozinha e à minha infância, mas esta marca o início do meu primeiro livro de receitas, oferecido pela minha mãe e que tem registos de tantas fases da minha vida. 


Ingredientes
100g de margarina
4 ovos
o peso dos ovos de açúcar
100g de farinha
caramelo para a forma
4 maçãs reinetas (ou 6 maçãs gala, como usei)


Confeção
Descasque e descaroce as maçãs. Caramelize uma forma de bolo e coloque as maçãs em metades por cima do caramelo.
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Bata a margarina amolecida com o açúcar em creme, adicione as gemas, misture bem e, por fim, adicione a farinha. Bata as claras em castelo e envolva na massa. Deite a massa por cima das maçãs e leve ao forno por cerca de 40 m. 
Desenforme ainda quente, para que o caramelo não endureça e agarre o bolo à forma.




Bom apetite! 


Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Maçã; N.º de porções: 10; Prato: bolo  







9.28.2013

Quesadillas de frango

Poderei apresentar esta sugestão como uma receita?? Pois, não propriamente! Mas é uma sugestão tão saborosa, rápida e, ainda por cima, boa para aproveitar sobras de frango! É perfeita para um almoço de fiim de semana!


Ingredientes
6 tortillas (de compra, ou desta receita)
1 chávena de queijo ralado
1 chávena de frango cozinhado desfiado
6 fatias de chourição picado
6 fatias de queijo cheddar

Confeção

Misture o frango, o chourição e o queijo ralado. Numa tortilla, disponha 2 fatias de cheddar e uma porção da mistura de frango. Cubra com outra tortilla. Proceda da mesma forma para as restantes.
Aqueça a grelha e coloque uma quesadilla, sem mais gordura. Quando estiver dourada de um lado, vire-a.
Corte cada quesadilla em 4 e sirva com uma boa salada. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango, queijo;  N.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada

9.27.2013

Curgetes recheadas

Andava há tanto tempo para experimentar as curgetes redondas! Finalmente, chegou o momento e estas lindinhas, não defraudaram as expetativas... são mesmo lindas e ficaram deliciosas com um recheio de legumes, bacon e queijos.


Ingredientes
3 curgetes redondas
1 fio de azeite
1 chávena de ricota
1 chalota
1/2 chávena de bacon em cubos
2 dentes de alho
queijo muzarela ralado
sal
pimenta
1 colher de sobremesa de folhas tomilho fresco

Confeção
Lave as curgetes. Pré-aqueça o forno a 180º. 
Corte o pé das curgetes e, com uma colhers, retire a maior parte da polpa da curgete, com cuidado para não danificar a pele. Numa frigideira com um fio de azeite, "quebre" a chalota picada, junte o bacon e deixe fritar um pouco. Adicione a curgete cortada em pedaços, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar um pouco. Por fim, junte as folhas de tomilho. Apague o lume, junte a ricota e encha as curgetes com este preparado. Coloque um pouco  de muzarela no cimo de cada uma e leve ao forno num tabuleiro por cerca de 20 minutos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Curgete; N.º de porções: 3; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...