O tempo está completamente instável... ora está um dia bonito com algum calor, ora chove torrencialmente e a temperatura baixa e volta a apetecer comidas de conforto e o forno ligado. Faço peixe no forno algumas vezes no tempo frio, é uma das comidas preferidas do meu filho, mas, normalmente, não aparecem por aqui, porque costumo fazer bem simples, só com cebola, azeite e algumas ervas aromáticas (e, convenhamos, não é muito fotogénico!). Mas este robalo ficou delicioso e tinha de partilhar!
Ingredientes
1 robalo inteiro com cerca de 1,5k, amanhado e sem cabeça (que congelei para usar num caldo)
Batatas q.b.
10 tomates cereja
1 cebola
1 limão
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de folhas de tomilho fresco
1 dl azeite
Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Temepere o peixe com sal, pimenta e metade das folhas de tomilho. Corte o limão ao meio e coloque-o na barriga do peixe.
Corte a celoba em rodelas e disponha-as no fundo de uma travessa. Coloque o peixe em cima. Corte as batatas em cubos, tempere com sal e pimenta e dsiponha-as na travessa ao lado do peixe. distribua os tomates entre as batatas. Regue com o azeite e leve ao forno por 45-60 min ou até as batatas estarem cozinhadas e douradas. Antes de servir, retire o limão e esprema o sumo com uma pinça em cima do peixe e salpique com as restantes folhas de tomilho.
Bom
apetite!
Bela refeição!!!Hoje também vai haver peixe (pescado pelo marido) mas na grelha!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Adoro robalo assado e esse ficou uma maravilha
ResponderEliminarbj
Oh realmente este tempo não está nada bem.
ResponderEliminarAdoro peixinho no forno, e com tomilho mais ainda, uma das ervas que mais gosto, ficou lindo.
beijos
Adoro peixe!! Não importa como e normalmente também não me importa muito qual. Mas gosto imenso de robalo. Tenho a sorte de praticamente não comprar peixe (nem polvo) porque vivo à beira-mar e tenho um pai que tem na pesca, desde sempre, a sua grande paixão! E que é mesmo o melhor pescador de sempre!! ;) E por isso peixinho fresco é coisa que tenho aqui por casa com frequência e que como muitas vezes...e só não como mais porque fui arranjar um mais que tudo que acha que "peixe não puxa carroça" :) hehe
ResponderEliminarE isto tudo para dizer que esse teu robalo no forno, com esse toque tão simples de ingredientes, preservou toda essa "integridade" do peixe :) Tão simples e delicioso Maria João que me deixou a salivar por um peixinho fresco ;)
Hoje pelo blog é dia de "Há vida para além da massa de atum"! E temos desafio a decorrer, não te esqueças, contamos com a tua participação :)
http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum-4.html
Beijinhos *
Se há prato que fica óptimo no forno é o peixinho!
ResponderEliminarviagemdoceviagem.blogspot.com
Um peixinho é sempre uma boa opção, faço muitas vezes robalo!!
ResponderEliminarbeijinhos
Olá!
ResponderEliminarO sabor de peixe assado no forno é único. Se grelhado me sabe bem, assim sabe-me divinalmente! Ainda bem que esta partilha existiu... Se sabe bem, a fotogenia pode ficar para segundo plano (na minha opinião, claro).
Beijinhos grandes,
Ana
http://danossacozinha.blogspot.pt