8.03.2014

Bolo de arroz

Estes bolinhos de arroz estavam marcados para experimentar desde que os vi no delicioso Coco e baunilha! O meu filho adora estes bolinhos e eu queria experimentar fazê-los em casa, mas andava à espera de encontrar as forminhas mais apropriadas (que me esqueço sempre de comprar).

Mesmo sem as ditas forminhas, resolvi-me a fazer os bolos de arroz. Ficaram uma delícia!



Ingredientes
3 ovos + leite, a perfazer 250 ml
150g de farinha de trigo
75g de farinha de arroz
150g de açúcar
75g de manteiga sem sal, amolecida
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
raspa de 1/2 limão
Açúcar qb para polvilhar 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º. Prepare 8 formas com forminhas de papel.
Bimby:
Com a borboleta, deite no copo a manteiga e o açúcar e bata 3 min/ vel 3,5. Junte os ovos com o leite, o extrato de baunilha e a raspa de limão e bata mais 3 min. Peneire para uma taça as farinhas e o fermento e adicione ao copo, batendo mais 20 seg/vel 2. 

Tradicional:
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos com o leite, o extrato de baunilha e a raspa de limão e bata mais uns minutos. Peneire para uma taça as farinhas e o fermento e adicione à massa, batendo apenas para envolver.

Deite a massa nas formas e polvilhe com um pouco de açúcar. Leve ao forno a 200º por 5 min, depois, baixe para 180º até estarem cozinhados no centro (cerca de 20 min).

Bom apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha de arroz; N.º de porções: 8; Prato: bolo

4 comentários:

  1. Ficaram lindos! :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Comprei um pacote de farinha de arroz para experimentar... Ainda não tinha visto nenhuma receita que me agrada-se e chama-se à atenção.
    Os teus muffins ficaram lindos e com um aspecto saboroso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/08/lasanha-de-courgette-e-aletria-de.html

    ResponderEliminar
  3. Quero mesmo comprar farinha de arroz e experimentar fazê-los! É que quando era pequena eram os meus bolos preferidos :)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar