6.08.2015

Barrinhas de limão

E se a vida te der limões... faz estas barrinhas! E se não vos derem, comprem de propósito, mas... façam estas barrinhas, por favor! Se gostam de bolinhos cítricos, então, é obrigatório. São doces, muito cremosas e fica aquela sensação do ácido do limão no paladar. Numa palavra: maravilhosas! 

Receita muito adaptada desta da Martha Stewart



Ingredientes
220g de manteiga sem sal, amolecida
100g  de açúcar amarelo
1 colher de chá de extrato de baunilha
280g de farinha de trigo

450g de açúcar amarelo
6 colheres de sopa de farinha de trigo
6 ovos
raspas da casca de 2 limões
200 ml de sumo de limão
açúcar em pó, para polvilhar (opcional)

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre um tabuleiro com papel vegetal deixando um pouco de fora da forma, para retirar com facilidade.

Comece pela base: numa taça, misture a manteiga amolecida com o açúcar, a baunilha e o sal. Acrescente a farinha e misture até incorporar. Pressione esta massa na forma preparada de maneira homogénea, preenchendo toda a base da forma. Asse por cerca de 20 minutos ou até a base dourar bem nas extremidades e ficar dourada no centro.

Enquanto a base está no forno, misture o açúcar e a farinha. Junte os ovos e bata na batedeira. Acrescente as raspas e o sumo dos limões, misturando bem. Quando a base estiver pronta, reduza o forno para 150°, deite a mistura sobre a base e volte a levar ao forno por mais 20-25 minutos ou até a cobertura firmar e não tremer no centro quando abana a forma.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Retire da forma e corte as barrinhas. Polvilhe com açúcar em pó, se desejar.


Bom Apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: limão; N.º de porções: 30; Prato: Bolo

5 comentários:

  1. essas barrinhas são mesmo a minha cara, adoro limão e essas barras tem um aspeto super delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspeto delicioso e irresistível!

    ResponderEliminar
  3. Experimentei fazer uma vez umas barrinhas deste género, mas não me sairam muito bem. As tuas estão tão lindas, vou levar a receita para experimentar :)

    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
  4. Adoro limão!
    Que excelente aspecto, devem ser tão bons!

    ResponderEliminar
  5. Que delicia de barrinhas. Já comia.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/quinze-dias-com-raymond-blanc-e.html

    ResponderEliminar