10.08.2015

Empada deliciosa de frango e legumes

Gerir o gosto por cozinhar com a necessidade de  fazer dieta, não é coisa fácil! Há dias em que me apetece fazer estas comidas de conforto, pôr a mão na massa! Este foi um deles... e saiu tão, tão boa, que foi batizada pelo filhote como empada deliciosa. Depois de publicar a fotografia no Instagram e facebook, dado os pedidos de receita, cá fica a danadinha. E sim, é mesmo, mesmo deliciosa, não é só o nome!
 
Ingredientes

Para a massa:
50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal
by Necton  
1 ovo
1 colher de sopa de ervas de provence
450g de farinha



Para o recheio:

1 cebola

1 cenoura

1 dente de alho


1 fio de azeite

1 chávena de vinho branco

1 colher de sopa de farinha maisena

2 chávenas de frango cozinhado, desfiado

1/2 farinheira, sem pele (usei far'nhote, a farinheira típica da Serra da Estrela)
1 punhado de espinafres




Confeção

Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. No copo, coloque a cebola e a cenoura. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min / varoma / vel 1. Junte o frango, o vinho e tempere de sal e pimenta. Programe 5 min / 100ºC / vel colher inversa. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de àgua morna, a farinheira sem a pele e os espinafres e programe mais 5 min. Retifique os temperos. Deixe arrefecer completamente.
Tradicional:

Coloque a farinha com o sal e as ervas numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com azeite, refogue a cebola picada e a cenoura ralada. Junte o frango, o vinho e deixe cozinhar em lume médio por uns minutos. Adicione a farinha maisena diluida num pouco de água morna, os espinafres e a farinheira sem pele e desfeita e deixe engrossar. Deixe arrefecer completamente.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com azeite. Divida a massa em 2 pedaços, um maior que o outro e abra cada uma numa rodela. Com a maior, forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a outra rodela de massa, fechado bem. Pode fazer alguns apontamentos de massa para enfeitar (eu usei um cortador de bolacha em coração). 
Leve ao forno por cerca de 30 min. 




Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

10 comentários:

  1. Quase não deve haver português que não goste de empada!

    ResponderEliminar
  2. Que com aspecto!!! Adoro empadas, e assim grandes é mt mais prático!! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Faz mesmo jus ao nome...fiquei com água na boca...

    ResponderEliminar
  4. Está com um aspecto delicioso, muito bem recheada, uma refeição perfeita. Já comia essa fatia amanhã ao almoço :)

    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Adoro empadas, e esta parece-me muito boa! Uma refeição reconfortante :)

    ResponderEliminar