3.31.2015

Quesadilllas de Frango, Queijo e Fiambre

Em dias que para muitos são de férias, estas quesadillas são sempre uma solução muito saborosa para um lanche! Ou mesmo, para acompanhar uma sopa e fazer um jantar mais frugal... cá por casa há sempre tortillas porque o filhote adora, mesmo mais simples, só de fiambre e queijo!


Ingredientes
4 tortillas de trigo
1 chávena de frango assado desfiado
6 fatias de queijo
6 fatias de fiambre de peru

Confeção
Aqueça uma grelha pincelada com azeite.
Disponha numa tortilla 3 fatias de queijo, o frango desfiado e o fiambre e coloque outra tortilla por cima. Leve à grelha em lume médio, de forma a ficar tostada e crocante. Vire a tortilla e deixe tostar do outro lado. Faça o mesmo com as outras 2 tortillas.


Bom apetite

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 2-3; Prato: petiscos

3.30.2015

Salada Primavera

E, de repente, chegou o sol a brilhar e o calor, a hora mudou, o que ajuda a prolongar o dia e apetecem refeições coloridas e frescas, como esta salada de atum, queijo de cabra e laranja! Para além de ser bem adequada à dieta e compensar alguns estragos do fim de semana... Para dar, finalmente,  as boas vindas à Primavera!


Ingredientes
2 punhados de salada de folhas verdes a gosto (usei uma mistura de alfaces e rúcula)
1 chávena de rebentos de soja
1 laranja
2 latas de atum em azeite
1 fio de azeite
50g de queijo de cabra
Flor de sal Marnoto, by Necton
 
Confeção
Numa travessa, coloque as folhas verdes na base, misturadas com os rebentos. Escorra bem o atum e espalhe por cima, seguido do queijo cortado em pedacinhos e dos gomos da laranja, sem a pele (descasque a laranja e corte os gomos, com uma faca afiada, entre a pele dos gomos, de modo a ficar com os gomos sem pele). Esprema com a mão o que ficou da laranja, por cima da salada, junte um fio de azeite e algumas pedrinhas de flor de sal.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: maçã; N.º de porções: 1; Prato: saladas

3.27.2015

Mini Bruschettas de Pêra e roquefort & Morcela e maçã

Bem a propósito do fim de semana que se aproxima, deixo-vos umas entradinhas ou petiscos muito práticos e bem saborosos. São perfeitas para jantares de amigos, porque podem preparar com antecedência e levar uns minutos ao forno para servir e são um sucesso garantido!



Ingredientes
2 pães tipo baguete
azeite q.b. 
1 dente de alho
1 morcela 
1 maçã reineta
120g de queijo roquefort
1 pêra grande madura mas rija (usei pêra rocha)
mel q.b.
metades de nozes q.b.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º e prepare dois tabuleiros com papel vegetal. Corte as baguetes em fatias de cerca de 1 cm, diponha-as nos tabuleiros, pincele com azeite e leve ao forno por cerca de 5 min, até começarem a dourar. Deixe arrefecer um pouco e esfregue o dente de alho em cada fatia.
Para as bruschettas de pêra e roquefort, corte a pêra com casca em fatias finas. Barre cada fatia com um pouco de queijo. disponha 1 fatia de pêra por cima do queijo e deite um pingo de mel em cada uma. Termine com um pedaço de noz.
Para as bruschettas de morcela e maçã, corte a maça reineta em quandradinhos pequenos. Numa frigideira antiaderente, deite os pedaços de maçã, 1 colher de sopa de mel e a morcela, sem pele e deifeita. Deixe cozinhar uns minutos, até a maça estar amolecida, mas ainda inteira. Coloque uma colherada desta mistura em cada fatia de pão. 
Coloque as fatias de pão de novo nos tabuleiros e, 5-10 min antes de servir, leve novamente ao forno até derreter o queijo.

Bom apetite e bom fim de semana!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pão; N.º de porções: 30; Prato: Entrada, Petiscos

3.26.2015

Tiras de peru com molho cremoso

Cá por casa estamos os dois a dieta e os jantares têm sido uma sopa, saladas e fruta. Mas o meu adolescente não se alimenta só com uma sopinha, claro está! Por isso, e para desespero do meu marido, que fica a olhar para o prato do filho com ar de fome, continuam a sair alguns pratos mais gulosos, como estas tiras de peru com molho cremoso de chalotas e bacon.



Ingredientes
2 bifes de peru grandes cortados em tiras
1 fio de azeite
2 chalotas pequenas
1 pedaço de 2 cm de bacon cortado em tiras finas
sal e pimenta q.b.
75 ml de leite evaporado
1 colher de chá de molho inglês

1 colher de sobremesa de ketchup
 
Confeção
Tempere as tiras de bifes com sal e pimenta.
Numa frigideira com um fio de azeite, aloure a carne, juntamente com o bacon. Entretanto, pique as chalotas e junte à frigideira. Deixe cozinhar uns minutos. Numa tacinha, misture bem o leite, o ketchup e o molho inglês e junte à frigideira. Deixe ferver uns minutos e sirva com arroz branco.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bifes de peru; N.º de porções: 1-2; Prato: prato principal
 

3.25.2015

Crepes light de tapioca e queijo quark

Descobri estes crepes num vídeo postado no Facebook. Aí, era feito o que a autora chamava de pão de frigideira, deitando a massa toda de uma vez, mas, depois de experimentar dessa forma e perceber a textura, resolvi adaptar a esta versão. Ficam uma maravilha... sem gordura, sem glúten e muito leves, têm uma textura de crepe perfeita e o sabor? Aprovadissimo!



Ingredientes
2 colheres de sopa de queijo quark 
1 colher de sopa de farinha de tapioca
1 ovo
1 colher de chá de açúcar light
1 pitada de canela 
 

Confeção
Bata bem com um fuet todos os ingredientes.
Aqueça uma frigideira antiaderente e deite metade da massa. "Rode" a frigideira para espalhar a massa e deixe cozinhar em lume baixo até a massa apresentar bolhinhas. Nessa altura, com a espátula, solte o rebordo e vire o crepe, com cuidado. Faça o mesmo com a massa restante. 

Recheie a gosto, nas fotos há um crepe misto, enrolado e outro, recheado com morangos e iogurte. E delicie-se sem culpas e sem estragos na dieta!

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 8; Prato: pequenos almoços, lanches

3.24.2015

Muffins de duplo Chocolate

Com o filhote de férias, o armário das bolachas e bolinhos tem de estar sempre fornecido! Por isso, fiz estes deliciosos Muffins de duplo chocolate, com o cacau magro e o chocolate de culinária da Pantagruel! Ficaram uns muffins bem fofos e muito, muito deliciosos! 



Ingredientes
1/2 chávena de manteiga, amolecida
1 chávena de açúcar
2 colheres de chá de baunilha
2 colheres de chá de fermento em pó
2/3 chávena de cacau em pó Pantagruel
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
1 chávena de leite
1/3 chávena de iogurte
2 chávenas de farinha de trigo
1 e 1/2 chávenas de chocolate de culinária Pantagruel partido em pedacinhos (cerca de 150g) 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. 

Prepare 15 formas de queques com as forminhas de papel.  
Bimby:
Deite a manteiga, o iogurte, o açúcar e a baunilha no copo e programe 3 min/ vel 4. Adicione os ovos pelo bucal, 1 de cada vez. 
À parte, misture a farinha, o cacau, o sal e o fermento. 
Com a bimby a funcionar na vel 4, deite pelo bucal, alternado, a mistura de farinha e o leite, por 3 adições. Deixe bater mais 1 min após terminar. 
Pare a máquina e misture os pedaços de chocolate, reservando alguns pedacinhos para colocar por cima. Envolva com a espátula.

Tradicional:
Bata a manteiga, açúcar, iogurte e baunilha até estar fofo - cerca de 3 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até incorporar entre cada adição.
À parte, misture a farinha, o fermento em pó, o cacau em pó e o sal. Com a batedeira a funcionar, adicione a mistura de farinha à mistura de manteiga alternadamente com o leite, em 3 adições. Pare a batedeira e misture os pedaços de chocolate, reservando alguns pedacinhos para colocar por cima. Envolva com a espátula.

Divida a massa entre as 15 forminhas, deite alguns pedaços de chocolate por cima e leve ao forno 20-25 minutos.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 15; Prato: bolo

3.23.2015

Bolinhos aromáticos de frango

Uma semana mais comprida e com mais trabalho, acabou com um frango assado para um dos jantares da família depois do dia de trabalho... e umas sobras de frango fizeram esta refeição leve (sim, sim, voltámos à dieta por aqui) e surpreendentemente saborosa!


Ingredientes
2 chávenas de frango desfiado
2 ovos
1 fatia de pão de cereais
raspa de 1/2 limão
1/2 chávena de salsa
sal e pimenta q.b.
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de coentros em pó
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de alho em pó
sementes de sésamo q.b. 
1 fio de azeite


Confeção
Bimby:
Coloque no copo a salsa, a raspa de limão e o pão e triture 15 seg/vel 7. Junte o frango e os temperos e programe 1 min/ vel 2/ colher inversa, para desfiar. Junte os ovos e programe 30 seg/vel 2/ colher inversa.

Tradicional
Na trituradora, triture o pão, a raspa de limão e a salsa. Deite numa taça, junte o frango desfiado, os temperos e os ovos e misture tudo. 

Divida a massa em 8 e faça bolas. Deite as sementes de sésamo num prato e passe as bolas pelas sementes, pressionando, de forma a ficarem com a forma de hambúrgueres. 

Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e doure os bolinhos uns minutos de cada lado.

Sirva com salada e molho de iogurte.


Bom apetite!
 

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 2-3; Prato: prato principal  
 

3.20.2015

Massa com salteado de peru, tomate e feta

Prometi a mim mesma, mas vou quebrar a promessa, que não vos ia inundar novamente com os meus lamentos sobre as minhas semanas cheias de trabalho e a minha (já parece crónica) falta de tempo... mas é que isso reflete-se em todos os aspetos da minha vida, principalmente às refeições, que são bem rápidas, como esta massa!


Ingredientes
300g de massa curta a gosto
3 bifes de peru cortado em tiras
1 tomate maduro grande
1 chávena de cogumelos laminados
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 fio de azeite
salsa picada q.b.
50g de queijo feta

Confeção
Coza a massa em água e sal pelo tempo indicado na embalagem. Escorra a massa, reservando 1 chávena da água de cozer.

Numa frigideira grande com 1 fio de azeite, deite o alho picado e as tiras de peru, tempere com sal e pimenta e deixe alourar. Junte os cogumelos e o tomate cortado em pedaços e deixe cozinhar uns minutos. Retifique os temperos, junte 1 pouco da água de cozer a massa, envolva a massa escorrida e finalize com salsa picada e o queijo feta esfarelado.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Massa; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.19.2015

Bruschetta de camarão picante para o Dia do Pai!

Neste Dia do Pai, deixo-vos uma sugestão de entrada ou petisco que o pai cá de casa adora: uma bruschetta de camarão picante. Bem simples de fazer e deliciosa, vai fazer as delícias do Pai por aí também, garantidamente! 


Ingredientes
3 fatias de pão saloio cortado ao meio (ou 6 fatias pequenas)

1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho

Para o camarão:
400g de miolo de camarão gigante
3 dentes de alho
1 malagueta picada
1 colher de chá gengibre fresco ralado
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite

sumo de 1/2 limão

Confeção
 
Disponha as fatias de pão pinceladas com azeite num tabuleiro e leve ao forno a 180º a tostar. Retire e esfregue o pão com o dente de alho. Reserve.

Aqueça uma frigideira com azeite. Pique os alhos e leve a fritar, sem deixar ganhar cor. Junte a malagueta picada (se gostar menos de picante, retire as sementes) e o gengibre. Junte o miolo de camarão cortado em pedaços, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 3 minutos. Esprema o sumo de limão e apague o lume. 

Distribua o camarão pelas fatias de pão e sirva de imediato.



Bom apetite!  

 
Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: camarão; N.º de porções: 6; Prato: Entrada, Petiscos

3.18.2015

Espetinhos de Atum à Grega (com molho de iogurte)

Já aqui referi que o meu filho adora comida de espeto. E, com os dias quentes que tivemos a semana passada (Porquê, chuva e frio... porque é que voltaram!???), as refeições começaram a ter mais "ar" de petiscos cá por casa! Estes espetinhos foram um improviso e, acompanhados de um molho de iogurte e uma salada, fizeram um jantar leve e bem saboroso!


Ingredientes
3 latas de atum em azeite, escorrido
1/2 chávena de queijo feta esmigalhado
1 colher de sopa de coentros picados
Algumas azeitonas sem caroço, picadas
sal e pimenta q.b.
2 ovos
3 fatias de pão de forma integral trituradas em migalhas
1 colher de chá de oregãos
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de azeite

Para o molho de iogurte
1 iogurte grego natural
Sumo de 1/2 limão
1 colher de azeite
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de coentros picados

Confeção  
Numa taça, junte todos os ingredientes para os espetinhos e misture bem. Divida a mistura em 6 porções iguais e molde os espetos. Pincele-os com azeite e leve ao grelhador em lume médio por cerca de 5 min, virando os espetos para cozinhar de todos os lados.

Para o molho de iogurte, misture bem todos os ingredientes.


Bom apetite! 


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 6; Prato: prato principal

3.17.2015

Escalopes de vitela com molho de cogumelos

Porque os dias de trabalho continuam longos, a prolongarem-se para os serões e o tempo anda a fugir-me por entre os dias... há refeições práticas e rápidas... bem rápidas!


Ingredientes
6 escalopes de vitela 3 cogumelos portobello fatiados
200ml de leite evaporado sal e pimenta preta q.b. 2 dentes de alho picados 1 fio de azeite 1 cálice de vinho do Porto 1 colher de chá de molho inglês
Massa esparguete cozida para servir

Confeção
Tempere os escalopes com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, junte os alhos picados e frite os escalopes 1 minuto de cada lado. Retire a carne e reserve. Adicione os cogumelos à frigideira e deixe cozinhar um pouco. Junte o vinho e cozinhe até evaporar. Retifique os temperos de sal e pimenta e junte o leite e o molho inglês. Deixe levantar fervura e apague o lume. Sirva com a massa.

 
Bom apetite!
 

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: escalopes de vitela; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

3.16.2015

Cheesecake com frutos vermelhos

Para começar a semana de modo doce, trago um cheesecake de forno, numa versão (mais) ligeira, mas igualmente delicioso... Como usei ovos caseiros, ficou assim bem amarelinho! :)

 

Ingredientes Para a base: 10 bolachas digestivas 80g de margarina vegetal derretida
Para o creme: 600g de queijo creme tipo philadélfia light
1 iogurte grego ligeiro 200g de açúcar de frutose 1 colher de sopa de farinha de milho 2 colheres de sopa de sumo de limão 3 ovos grandes
Para a cobertura: 300g de frutos vermelhos frescos 1 colher de açúcar em pó

Confeção Bimby:
coloque as bolachas no copo e triture 20 seg/vel 6.

Junte a margarina derretida e misture mais 10 seg/vel 4.


Unte uma forma de aro amovível com um pouco de margarina, deite a bolacha triturada e pressione-as bem, formando a base. Reserve.

Lave o copo, e bata o queijo, o iogurte e o açúcar com a borboleta 1 min/vel 3,5. Com a bimby na vel 3,5, junte a farinha de milho e depois, os ovos, um de cada vez. Junte o sumo de limão.



Tradicional:

Numa picadora, triture as bolachas em migalhas. Junte a margarina derretida e misture.

Unte uma forma de aro amovível com um pouco de margarina, deite a bolacha triturada e pressione-as bem, formando a base. Reserve.

Na batedeira, bata o queijo com o açúcar por uns minutos. Junte a farinha e depois os ovos, um de cada vez. Junte o sumo de limão.



Deite o preparado sobre a base de bolacha e leve ao forno a 160º por 50 min. 


Deixe arrefecer o cheesecake no forno desligado. Quando estiver frio, desenforme e cubra com os frutos vermelhos. Salpique com açúcar em pó.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 80 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo creme; N.º de porções: 12; Prato: sobremesa

3.13.2015

Rolo de Carne com Alheira

Esta receita não é nova por aqui, é o rolo de carne que faço habitualmente e que fica sempre delicioso, bem húmido e muito saboroso. Desta vez, recheei com alheira.

Ingredientes  
750g de carne de vaca picada
750g de carne de porco picada  
3 ovos
1/2 chávena de salsa, tomilho e cebolinho picados  
1 cebola
azeite
sal e pimenta q.b.
1/2 chávena de leite  
1 chávena de pão ralado
1 alheira

Confeção
Comece por fazer um refogado com as 2 cebolas e azeite, sem dourar a cebola. Numa tigela, juntar as carnes, sal e pimenta, os ovos, as ervas e a cebola refogada e misturar. Juntar o pão e o leite, voltar a misturar. 
Formar um retângulo num tabuleiro forrado com papel vegetal. No centro, coloque a alheira a que retirou a pele e "feche" o retângulo, formando um rolo. Leve ao forno a 160º cerca de 30m.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne; N.º de porções: 8; Prato: Prato principal
Bom apetite!

3.12.2015

Carbonara cremosa

Um prato de massa indulgente para o filhote recuperar de um dia exaustivo e porque ele me pediu... uma carbonara cremosa, cá está ela!


Ingredientes
150g de esparguete 1 pedaço de bacon cortado em tiras 1 ovo 1 pacote de leite evaporado sal e pimenta q.b. 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, mais um pouco para servir

Confeção
Coza o esparguete em água com sal. Numa frigideira antiaderente, frite os pedaços de bacon até ficarem estaladiços. Escorra a gordura num papel absorvente e reserve. Numa taça pequena, bata o ovo com o leite, sal, pimenta e o queijo ralado. Escorra o esparguete e, fora do lume, envolva o molho de ovo e natas, mexendo com pinças para que o calor da massa coza o ovo e forme um molho. Sirva com os pedaços de bacon e queijo ralado.

 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Massa; N.º de porções: 1-2; Prato: prato principal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...