“Todo aquele que conseguir a alegria deve partilhá-la.” George Lord Byron
"A felicidade só é verdadeira quando partilhada" Na Natureza Selvagem
Foi com estas citações que no Grupo Dia Um...Na Cozinha! propunham o tema deste mês: fazer uma receita de Natal /Ano Novo de um dos Blogs que participam do grupo e, com isso, deixar o/a auto/a do Blog escolhido feliz!
Ora, antes mesmo de saber que receita fazer, eu já tinha escolhido o blog.. o Delícias da Pipas! Não quis deixar passar esta oportunidade de alegrar um bocadinho o dia da minha amiga, ela merece tanto! A Pipas é daquelas pessoas que são, durante o ano inteiro, aquilo que a maioria só é (quando é) no Natal. Não conheço ninguém mais altruísta, que dê tanto de si e do que tem aos outros, que pense tanto em ajudar! Por isso, minha querida amiga, hoje recebes este miminho que vem carregado de amor e do carinho que sinto por ti!
A receita escolhida foram estas azevias, que eu adoro e que ainda não tinha comido este ano. Dei um "toque" pessoal, com um pouco de sumo de laranja no recheio e o resultado foram umas azevias deliciosas, a repetir, certamente!
Massa:
100g de água
280g de farinha sem fermento
20g azeite
1 pitada de sal by Necton
40g manteiga
Recheio:
200 g de grão
400 g de açúcar
70 g amêndoa
6 Gemas
raspa de 1 limão
raspa de 1 laranja
sumo de 1/2 laranja
1 colher de chá de canela Margão
100g de água
Açúcar e canela q.b. para polvilhar
Confeção
Bimby:
Massa - Coloque no copo a manteiga e o azeite e programe 2 min/Temp.100°/Vel.2, junte a água, a farinha e o sal e misture 20 seg/Vel.6. Deixe descansar 2 horas.
Recheio - Triture o grão na vel.4 durante uns segundos e reserve. Triture as amêndoas na vel.4 durante uns segundos e reserve. Junte a água e o açúcar no copo e programe 10 min/Temp.Varoma/Vel. 1½. Coloque a borboleta e junte as amêndoas e o grão, programando 1 min/Vel. 3½. Programe depois 15 seg/ vel 7. Retire o copo da máquina e adicione o sumo de laranja, a canela e as raspas de citrinos. Numa tigela Bata ligeiramente as gemas. Junte de seguida as gemas ao creme e programe 5 min/Temp.100°/Vel. 1½. Retire e deixe arrefecer.
Tradicional:
Massa - Derreta a manteiga e junte o azeite. Numa taça com a farinha e o sal, abra uma cova no centro e deite a gordura e a água morna. Misture até obter uma massa que se despegue das paredes da taça.
Deixe descansar 2 horas.
Recheio
- Triture o grão com a varinha mágica e reserve. Triture as
amêndoas e reserve. Num tacho, junte a água e o
açúcar leve ao lume até atingir ponto de pérola. Junte as amêndoas e o grão e deixe cozinhar uns minutos. Passe depois a varinha para ficar com um creme liso. Retire do lume e adicione o
sumo de laranja, a canela e as raspas de citrinos. Numa tigela, bata
ligeiramente as gemas. Junte de seguida as gemas ao creme e leve novamente ao lume mais uns minutos. Retire e deixe arrefecer.
Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo, corte círculos com um molde (ou um copo) e recheie com o creme de grão.
Frite em óleo quente, envolva-as com açúcar e canela.
Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: grão, amêndoa; N.º de porções: 16; Prato: sobremesa
Fiquei de lágrimas nos olhos de tão comovida que fiquei.....isso não se faz <3
ResponderEliminarObrigada amiga, companheira, palhacinha da minha vida. Adoro-te e não tenho palavras!!!!
As azevias ficaram deliciosas e sinto-me lisonjeada por teres escolhido as delicias :D
Olá Maria João,
ResponderEliminarAdoro azevias de grão, são as minhas preferidas, e este ano também as fiz. Gostei da tua dedicatória à Pipas, que não conheço pessoalmente. Talvez um dia destes, que uma das coisas boas de ter um blog é conhecer gente bonita por fora e por dentro.
Beijinhos e Bom Ano!
Paula
A Pipas é mesmo essa pessoa que falas, um coração enorme e uma vontade tremenda de ajudar toda a gente. Infelizmente há poucas pessoas como elas e se mais houvesse, talvez este fosse um mundo muito melhor.
ResponderEliminarAgora as tuas azevias, pouco a dizer para além de que têm um aspecto verdadeiramente tentador e olha, não tivesse eu ali uns pãezinhos de ló deliciosos pata "botar" abaixo e ia fazer essas azevias agorinha mesmo. Esse recheio está qualquer coisa. Adoro a cor e adoro-te a ti minha amiga linda! Um Feliz Ano Novo, com muitos momentos especiais e muitas partilhas deliciosas. ;)
Beijinho.
Que bonitas palavras! Até eu fiquei comovida! E as azevias são uma delicia! É caso para dizer, é mesmo uma delicia da pipas! Feliz ano novo!
ResponderEliminarÓptima receita, estas azevias estão com um aspecto muito guloso. E adorei a dedicatória, é de pessoas assim que o mundo deveria ser feito :)
ResponderEliminarGulosoqb