12.31.2015

Lemon Lover´s Dream Cake

Fiquei com este bolo marcado para fazer desde que o meu talentoso amigo Célio o publicou. E, apesar de eu ser um desastre com o saco de pasteleiro, foi o bolo que fiz para o aniversário da minha irmã, no dia 24, a nossa Menina Jesus privada! Tirando o desastre da decoração, este bolo é absolutamente delicioso! Fresco, doce... perfeito! Pareceu-me, por isso uma excelente opção para dizermos adeus a 2015. 
Um bom Ano Novo!



Ingredientes

Bolo: 
4 ovos L
100g de farinha sem fermento
1 + 1/2 c. (chá) de amido de milho
100g de açúcar amarelo
50g de açúcar granulado branco
1 + 1/2 colher de chá de fermento em pó Royal
1 pitada de sal by Necton

3 colheres de sopa de óleo vegetal 
1 colher de sopa de sumo de limão  
3 colheres de sopa de água  
raspa de 1 limão
1 colher de chá de açúcar baunilhado Vahiné  

Curd de limão:
140g de açúcar amarelo
casca de 1 limão (só a parte amarela)
100g de sumo de limão
60g de manteiga
30g de leite (2 colheres de sopa)
2 ovos
3 gemas 

Creme de Limão: 
400ml de natas
3-4 colheres de sopa de açúcar granulado
6 colheres de sopa de Curd de limão 

Confeção
Bimby:
Bolo - Separe as claras das gemas e descarte uma das gemas (use no curd de limão). Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com cerca de 20 cm de diâmetro. Reserve. 

Coloque a borboleta no copo limpo e seco, junte as claras e programe 4 min/vel 3,5. No último minuto adicione pelo bucal, aos poucos, o açúcar granulado. Retire e reserve.

Pré-aqueça o forno a 170º.
No copo, coloque o óleo, 3 gemas, o sumo e a raspa de limão e o açúcar baunilhado e programe 15 seg/vel 3. Adicione os restantes ingredientes e programe 10 seg/vel 4.
Adicione 1/4 das claras à massa e envolva com a espátula. Junte mais 1/4 de claras e envolva delicadamente para que não percam o ar. Repita o processo para as claras restantes.  
Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 30-35 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. 

Curd de limão - Coloque no copo o açúcar e a casca de limão e pulverize 15 seg/vel 9Junte a manteiga, o leite e o sumo de limão e programe 1 min/vel 2Junte os ovos e as gemas e misture 10 seg/vel 4. Finalmente, programe 7 min/80º/vel 2. Retire e reserve no frio até usar. 

Creme de limão - Com a borboleta, deite no copo as natas e o açúcar e programe 3 min/vel 3,5Junte o curd de limão e envolva delicadamente com a espátula. 

Tradicional:

Bolo - Separe as claras das gemas e descarte uma das gemas (use no curd de limão). Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com cerca de 20 cm de diâmetro. Reserve. 

Misture a farinha, o amido de milho, o açúcar amarelo, o fermento e o sal. Numa taça, bata o óleo com as gemas, o sumo e a raspa de limão e o açúcar baunilhado. Junte a este preparado a mistura de ingredientes secos, misturando bem. 

Bata as claras em castelo. Aos poucos, vá adicionando o açúcar branco e continue a bater até as claras formarem picos bem firmes. Adicione 1/4 das claras à massa e envolva com uma espátula. Junte mais 1/4 de claras e envolva delicadamente para que não percam o ar. Repita o processo para as claras restantes. 
Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 30-35 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. 

Curd de limão - Num tachinho, misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga.  Junte a raspa e o sumo dos limões e leve ao lume médio, mexendo até engrossar. Retire e reserve no frio até usar. 

Creme de limão - Bata as natas com o açúcar em chantillyJunte o curd de limão e envolva delicadamente com uma espátula.
 
 
Montagem do Bolo - Corte o bolo em três camadas. Coloque a primeira camada num prato de servir e sobre ela espalhe 1/3 do curd de limão.

Repita o processo para as restantes camadas de bolo e até terminar o curd de limão
Reserve 1/4 do Creme de limão e cubra o bolo com o restante creme. Use o saco de pasteleiro e uma ponta em forma de estrela e com o creme reservado cubra o topo do bolo, formando pequenos montinhos.

Reserve no frio até servir. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: LimãoN.º de porções: 12Prato: bolo

5 comentários:

  1. Parece ser maravilhoso e divinal! Hei-de fazer no meu proximo aniversario! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É de ficar com água na boca. Humm...que bom. Que óptimo aspecto, adorei.
    Bom ano 2016!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Deve ter ficado óptimo, adoro qualquer sobremesa com limão. Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
  4. Mas que bolo tão guloso!
    Um feliz Ano Novo com votos de muito sucesso!

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolos citricos, que delicia :) bom ano 2016!
    Gulosoqb

    ResponderEliminar