5.25.2016

"Zoodles" com cogumelos e ovo escalfado

Vou confessar... o que eu queria MESMO era um prato de massa bem decadente, cheio de queijo e um molho pesto caseiro... mas não posso! Para colmatar estas ânsias e desejos, faço zoodles, com a gema de um ovinho escalfado a servir de molho. E sabe-me muito bem, apesar das diferenças óbvias! ;)
Se andam como eu, a tentar perder uns quilinhos, esta opção de servir os vegetais assim, em forma de noodles, é um excelente truque e muito saciante. 



Ingredientes
1 dentes alho
1 chalota
1 pitada de sal by Necton e pimenta q.b.
1 chávena de cogumelos fatiados
1 fio de azeite
1/2 cálice de vinho do porto 
1 curgete 
1 ovo


Confeção
Prepare a curgete: retire a casca com o descascador e, com a ajuda de um cortador de legumes em juliana (eu uso este amarelo, da tupperware), corte tiras no sentido longitudinal. 
Coloque um tacho ao lume com água. Quando ferver, baixe o lume, mexa a água por forma a formar um remoinho e deite no centro um ovo. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Retire e reserve.
Numa frigideira larga com um fio de azeite, refogue a chalota picada. Quando estiver translúcida, junte o dente de alho também picado e os cogumelos. Tempere com sal e pimenta, refresque com o vinho do Porto e deixe cozinhar uns minutos. Junte a curgete e envolva uns segundos.



Sirva a curgete com o ovo.
 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Curgete, Ovo; N.º de porções: 1; Prato: prato principal

8 comentários:

  1. Yum!!!!!

    https://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  2. Faço de vez em quando e gosto bastante! Só nunca experimentei com ouvo escalfado mas de certeza que vou adorar! Acho que a gema líquida do ovo escalfado eleva qualquer prato! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ninguém diria que isso não era mesmo massa! É uma excelente alternativa :) beijinho

    ResponderEliminar
  4. Maria João , olha que eu também adoro um prato de massa decadente mas as tuas fotografias conseguiram abrir-me o apetite. Aquele ovinho ,aiiii...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Minha linda,
    A tentar perder uns quilinhos ando eu, desde que nasci, lol!!
    Adoro esta sugestão e agrada-me mesmo que não seja por uma questão de dieta. Claro que com um bacon ou um queijinho ralado em cima sabia melhor, mas pronto...
    Tenho ali uns noodles de abóbora para fazer e ando a ver se invento qualquer coisa... vamos ver o que sai...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Engana bem e deve ser uma delicia :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  7. Ficou com tão bom aspecto!!!! No fim ainda sabe melhor do que com queijos e molhos :D

    ResponderEliminar
  8. Humm.. Que bom aspecto!!
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar