6.15.2016

Empada de carne e legumes

Adoro fazer empadas e empadinhas... e de as comer, também, confesso! Para refeições familiares, quando não há tempo para as versões pequeninas, esta opção XL cumpre os requisitos de sabor e é bem mais prática. Esta, foi feita com peito de peru e legumes.



Ingredientes
Massa:  
50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal by Necton  
1 ovo
1 colher de sopa de ervas de provence
450g de farinha
 
Recheio:

1 fio de azeite

1 cebola

1 cenoura
1 curgete pequena

2 dentes de alho

400 g peito de peru cortado em cubos

1dl vinho branco

100 ml de água

2 colheres de sopa de concentrado de tomate

2 fatias de bacon

1 colher de sopa de amido de milho
leite q.b., se necessário
1 gema de ovo para pincelar
Confeção

Bimby:

Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. 


Deite no copo a cebola, a cenoura, a curgete e o dente de alho e programe 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 4 min/vel 2. Junte os restantes ingredientes e programe 40 min/100º/vel colher inversa. Junte o amido de milho e, se vir que tem pouco liquido no copo, um pouco de leite e programe mais 5 min/100º/vel colher inversa, No final, programe 30 seg/vel 5 inversa para desfiar.

 

Tradicional:

Coloque a farinha com o sal e as ervas numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.



Pique a cebola, o dente de alho e a cebola e refogue num tacho com azeite. Junte a cenoura e a curgete raladas e cozinhe até os legumes amolecerem, junte então os restantes ingredientes, tape o tacho e deixe cozinhar em lume médio por cerca de 40 min. Mexa de vez em quando. Junte o amido de milho e, se necessário, um pouco de leite e deixe cozinhar por mais uns 5 min. Desfie a carne ou passe no passe vite.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com azeite. Divida a massa em 2 pedaços, um maior que o outro e abra cada uma numa rodela. Com a maior, forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a outra rodela de massa, fechado bem. Faça 2 golpes no centro para o vapor sair e pincele com a gema de ovo diluída com uma pitada de água.


Leve ao forno por cerca de 30 min. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 4; Prato: prato principal, entrada, petiscos

3 comentários:

  1. Minha linda,
    Cá eu também adoro empadas e empadinhas, sejam elas recheadas do que quer que seja e em tamanho XS, S M, L, XL ou XXL :)),
    Fabuloso aspecto e combinação de ingredientes.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Adoro empadas e assim em tamanho XL, é bem mais prático :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Uma empada grande e linda!!! Beijinhos

    ResponderEliminar