6.17.2016

Fraisier

Tenho sempre pena quando não consigo participar no Desafio do Sweet World das queridas Lia e Susana do Lemon & Vanilla e Basta Cheio, respetivamente! Não só porque são, de facto, umas queridas, mas porque nos apresentam sempre desafios à altura desse nome! 
Este mês é a 5ª edição do Sweet World, e pareceu haver um alinhamento perfeito com o aniversário da minha mãe! Assim, cá está "Le Fraisier"! Uma sobremesa que é trabalhosa, sim... mas linda, linda! E tão boa que compensa largamente o trabalho!

Fiz a receita que a Lia apresentou, mas adaptei as quantidades para fazer maior e usei limão e licor de limão (tipo Limoncello) para aromatizar o creme, para adaptar ao gosto da aniversariante. Só tive pena de não ter conseguido tirar uma fotografia de uma fatia, não houve tempo... mas podem ver isso como um sinal da delícia que esta sobremesa é! 



Ingredientes 
Bolo (genoise)
5 ovos médios
120g de açúcar refinado branco
90g de farinha de trigo sem fermento
20g de amido de milho
30g de manteiga sem sal, derretida e ligeiramente arrefecida
Raspa de 1 limão grande

Xarope de limão:
100g de açúcar refinado
100ml de sumo de limão

Creme mousseline:
1 vagem de baunilha
raspa de 1 limão
450ml de leite gordo
3 ovos + 2 gemas
225g de açúcar refinado
75g de amido de milho
2 colheres de chá de licor de limão
300g de manteiga sem sal, cortada em cubos

Massapão:
250g de açúcar (se não tiver bimby, use açúcar em pó)
250g de miolo de amêndoa, sem pele (se não tiver bimby, use farinha de amêndoa)
1 clara de ovo
uns pingos de corante alimentar vermelho
Recheio e decoração:
400g de morangos
alguns suspiros

Confeção
Comece por fazer o massapão
Bimby - Coloque no copo o açúcar e pulverize 20 seg/vel 9. Adicione a amêndoa e triture 1 min/vel 7. Adicione a clara de ovo e programe 30 seg/vel 6. Junte o corante e programe mais 30 seg/vel 6.

Tradicional - Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau até formar uma bola. Passe para a bancada e trabalhe um pouco a massa até estar homogénea.

Para o bolo (Genoise):
Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare uma forma de 26 cm de diâmetro de aro amovível, com papel vegetal no fundo e as laterais untadas com manteiga.
Derreta a manteiga e reserve.
Na batedeira elétrica, bata os ovos e o açúcar em velocidade média, por cerca de 10 minutos até obter um creme bem fofo e claro. Junte a raspa de limão e envolva.
Noutra taça, misture a farinha e o amido de milho. Peneire 1/3 desta mistura sobre os ovos batidos e envolva com uma espátula. Repita até terminar a farinha.  
Tire uma colher de massa e misture bem com a manteiga derretida que, por esta altura, estará fria. Deite esta mistura na restante massa e envolva mais uma vez com a espátula.  
Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar. Deixe o bolo arrefecer uns 15 min na forma antes de o desenformar, com cuidado. 

Para o xarope de limão:
Leve o sumo de limão e o açúcar a lume médio, até levantar fervura e o açúcar estar derretido. Reserve.

Para o creme mousseline:
Com uma faca, abra a vagem de baunilha e raspe as semente. Leve-as ao lume num acho com o leite até levantar fervura. Numa taça, bata os ovos, as gemas, o açúcar e o amido de milho por cerca de 5 min.

Sem parar de bater, adicione o leite quente, em fio, ao creme de ovos. Volte com esta mistura para o lume médio e mexa com a vara de arames, até começar a engrossar (cerca de 4 min). 
Retire do lume e deite o creme numa taça. Junte a raspa de limão, o licor de limão e 150g de manteiga e bata até ficar homogéneo. leve este creme ao frigorífico até estar bem frio. Depois de frio, bata-o com a restante manteiga.

Entretanto, estenda a massapão numa superfície polvilhada com açúcar em pó e corte um círculo do tamanho da forma.

Para montar o Fraisier:
Lave bem e seque os morangos. Reserve alguns com pé para a decoração. Tire o pé aos restantes. Destes, escolha cerca de 15 morangos com a mesma altura e corte-os ao meio, em altura. Com os restantes, corte em 4. 

Corte o bolo em 2, obtendo 2 discos de bolo. 

Na mesma forma usada para o bolo, forre as laterais com papel vegetal. Coloque um dos discos de bolo no fundo e pincele com metade do xarope de limão. Disponha as metade de morangos em toda a volta da forma, com a parte cortada para fora. 

Usando um saco de pasteleiro, faça uma camada com o creme, por cima do bolo e preencha os espaços entre os morangos. 

Coloque os restantes morangos cortados em 4 por cima, ao centro e faça mais uma camada com o restante creme.

Cubra com a outra metade de bolo, pincele com o restante xarope de limão e finalize com o disco de massapão. Leve ao frio de um dia para o outro. 

Na altura de servir, coloque num prato, solte e retire o aro amovível, retire o papel com cuidado e, se necessário, alise o creme com uma espátula. Decore com os morangos com pé, suspiros inteiros e migalhas de suspiro e sirva bem frio.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: difícil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:  Morangos; N.º de porções: 18; Prato: bolo, sobremesa

8 comentários:

  1. Dos mais bonitos que já vi! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Topo chef, muito bem :) um clássico que replicaste na perfeição :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tive a oportunidade de fazer esta delícia. O resultado de todo o esforço compensa sem dúvida! :)

    ResponderEliminar
  4. Está maravilhoso querida!!!!
    Já o tinha adorado no insta e adoro-o agora também.
    Adorei a decoração linda com os suspiros. Genial e a cor do massapão, brutal.
    A tua mãe deve ter ficado radiante com um bolo tão lindo e eu fico envaidecida por o tema do SW ter sido o bolinho da tua mãe. Isso torna-lo ainda mais especial.
    Muito obrigada linda!!!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Está lindo Maria João!
    Adorei a cor tão rosinha e perfeita.
    Acho que é mesmo idela para uma celebração tão especial e dedicar à mãe.
    Coisa boa! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ficou tao bonito! Eu por vezes tb não consigo participar... mas este mês organizei-me melhor! Tu aumentas a receita, eu faço mais e mais pequenito somos só dois...tenho sempre imensos doces em casa, ao menos que sejam mínimos :)
    um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Maria João, não podias ter escolhido melhor bolinho para festejar o aniversário da tua mãe. Acho que se adequa na perfeição :)
    Além de ter ficado lindo é tão elegante e delicioso que, seguramente, foi adorado e devorado.
    Destaco a cor do massapão que me apaixona. Lindo!!!
    Muito Obrigada pela tua participação.

    Bjinhosss

    ResponderEliminar