6.23.2016

Frango com crocante de macadâmia e puré de alho francês

A refeição completa que vos trago hoje é das melhores que fiz e comi nos últimos tempos... simplesmente deliciosa esta combinação de sabores: um puré de batata aromatizado com alho francês caramelizado, o peito de  frango com mostarda, cheio de sabor e um crocante maravilhoso de nozes macadâmia, alho e limão. 
O melhor de tudo: apesar de ter uma aparência mais complicada, é relativamente simples de fazer. Vamos à receita?




Adaptado do "Livro de Receitas Paleo" de Irena Macri

Ingredientes 
Para o frango: 3 peitos de frango
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de molho de soja
sumo de 1 limão
1 fio de azeite

Para o puré400g de Batatas
1 pitada de sal by Necton 
Pimenta preta e noz moscada Margão q.b. 
20g de manteiga 
250ml de água
2 alhos franceses (só a parte branca)
1 fio de azeite

Para o crocante:
100g de nozes macadâmia
1 dente de alho
raspa de 1 limão
sumo de 1/2 limão
1 noz de manteiga

Confeção
Tempere o frango com sal e pimenta. Numa taça, misture a mostarda, o azeite, o molho de soja e o sumo de limão e coloque aí o frango, envolvendo-o na mistura. Deixe marinar por 15 a 30 min. 

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Leve uma frigideira ao lume com 1 fio de azeite e doure os peitos de frango por cerca de 3 min de cada lado. Leve a frigideira ao forno por cerca de 20 min (se a frigideira não puder ir ao forno, passe os peitos de frango e o molho criado para um tabuleiro).

Prepare o puré:
Lave os alhos franceses, corte em rodelas e leve à frigideira com um fio de azeite, em lume brando, até começar a caramelizar (cerca de 15 min, mexendo de vez em quando). Reserve
Bimby
Descasque as batatas, corte-as em cubos grandes do mesmo tamanho e coloque no copo da Bimby com a borboleta, a água e sal, por 20m/ vel 1/100º. Passado este tempo, acrescente a manteiga, a pimenta e a noz moscada e programe 30 segundos, velocidade 3. Junte o alho francês e programe 1 min/vel 7.
Tradicional
Descasque as batatas, corte-as em cubos grandes do mesmo tamanho e leva-as a cozer em água temperada com sal, até estarem macias. Passe as batatas pelo passe-vite, sem deitar fora a água. Leve novamente as batatas ao tacho com a água do cozimento e, em lume brando, adicione a pimenta, a noz-moscada e a manteiga. Mexa até ficar com a consistência a gosto. Junte o alho francês e triture tudo tudo muito bem com a varinha mágica.

Para o crocante: Pique as nozes macadâmia e pique o dente de alho. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com a manteiga e deite as nozes, o dente de alho e a raspa de limão. Deixe dourar. Refresque com o sumo de limão, apague o lume e reserve.

Sirva o frango fatiado com o crocante por cima, acompanhado com o puré.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peito de frango, Batata, Alho francês; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

5 comentários:

  1. Fico a salivar só de olhar para essas imagens lindas!!! Que maravilha que deve ser esse prato. A combinação de sabores e texturas deve ser divinal, impossível resistir.
    Aah, e adoro a tua travessa, que é linda de morrer. :)
    Beijinho grande minha amiga! ♥

    ResponderEliminar
  2. Uauuuu deve ser maravilhoso, pois a menina aqui adora tudo o que é crocante! O Célio tem razão, a travessa é linda. Beijo

    ResponderEliminar
  3. O frango deve ser delicioso, mas fiquei muito curiosa com o sabor desse puré, que deve ser uma verdadeira maravilha, nunca comi, nem tinha visto puré de alho francês, é algo a experimentar sem dúvida! O prato ficou muito elegante. Gostei bastante!

    ResponderEliminar
  4. Mª João do meu coração...
    Antes de mais nada, não queres trocar essa travessa por algo? Tenho Livros e formas Nordic Ware para a troca, looollll!!! É LINDA!!!
    Agora o prato em si, vai já comigo a receita, pois amei de paixão e só pode ser maravilhosa!. "A testar brevemente numa cozinha longe de si"!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar