8.31.2016

Arroz doce

Volta e meia, esta receita de arroz doce... cá em casa e mesmo fora de casa, porque faço com frequência a pedido de amigos para levar para festas e jantares. É um arroz doce quase leite creme, muito cremoso e rico. Já a tinha postado, em tempos que já parecem muito longe, nos primeiros meses do Blogue, mas achei que merecia um novo post, com novas fotografias e novo destaque! Aqui está, "O" arroz doce! 

Nota: Esta quantidade dá para umas 20 doses... eu sei, um exagero, mas é o que costumo fazer em festas. Podem, claro, reduzir para metade. 



Ingredientes
2l de leite gordo + 1/2l de leite meio-gordo
150g de arroz carolino
600g de açúcar
casca de 1 limão
12 gemas de ovo
1 pitada de sal
Canela em pó

Confeção
Num tacho com água, coza o arroz com uma pitada de sal e as cascas de limão (sem a parte branca).  Escorra a água, deixando o arroz no tacho e junte-lhe o leite - tem de ser gordo, para que o arroz fique cremoso. Como não bebo leite gordo, quando faço esta quantidade, uso o restante 1/2 litro de leite meio-gordo, para não ficar com sobras que não aproveito...



Esta é a fase da paciência! Em lume baixo, mexa delicadamente o leite com o arroz até ficar cremoso. Para esta quantidade, são cerca de 45m! Quando o leite estiver cremoso, retire as cascas de limão, junte o açúcar e deixe mais 5m ao lume, a mexer. Entretanto, separe as gemas e bata-as numa taça. "Aqueça" as gemas com um pouco do leite e misture-as ao arroz. Mantenha o lume baixo, envolva bem e continue a mexer até engrossar para uma consistência de leite creme. Não deixe ferver muito, assim que começarem a aparecer as bolhas da fervura, apague o lume.


Deite numa travessa e deixe arrefecer. Polvilhe com canela em pó. 




Bom apetite!



Tempo de preparação: 60 minutos   DificuldadeFácil;  Vegetariano: Não;  Para crianças: Sim; Ingrediente principal: arroz, ovosN.º de porções: 20Prato: sobremesa

4 comentários:

  1. Cá em casa todos gostamos e também faço com alguma frequência! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eu adoro arroz doce e assim bem cremoso como leite creme é mesmo como eu gosto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. O "meu" arroz doce tb fica cremoso mas penso que não tanto como este... fiquei com uma vontade enorme de ir aí com uma colher e tirar um pouco.
    Tenho de experimentar a sua receita! Tem um aspeto fantástico!!

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto mas raramente faço, gosto dele cremoso esse parece-me bem delicioso.

    ResponderEliminar