8.25.2016

Salada fria de massa, frango e milho com tempero Gyros

Quando a Tiger abriu em Portugal, encontrava lá um tempero maravilhoso, uma mistura de especiarias usada na Grécia e outros países do mediterrâneo, com o nome de Gyros, usada para temperar um prato típico de carne assada em forno vertical, com o mesmo nome. Entretanto, penso que tenha sido descontinuada e deixou de estar disponível, com muita pena minha! Ora, como não há nada que não se encontre na internet, depois de algumas pesquisas e experiências, cheguei à mistura que mais me agradou e hoje partilho-a aqui nesta receita. As quantidades dão um frasquinho pequeno que podem guardar e ir usando em carnes, peixes, legumes... é maravilhoso!




Ingredientes
Para a mistura de tempero Gyros:
2 colheres de sopa de pimenta em pó Margão

1 colher de sopa de coentros em pó Margão
1 colher de sopa de cominhos em pó Margão
1/2 colher de sopa de pimentão doce Margão
1/2 colher de sopa de alho em pó Margão
1 colher de sopa de salsa seca
2 colheres de chá de orégãos secos
2 colheres de chá de tomilho seco
1 colher de chá de canela em pó Margão

Para a Salada 
2 massarocas de milho 
300g de massa farfalle (ou outra massa curta, a gosto, eu usei uma mistura de farfalle e penne)
200g de brócolos
1 chávena de tomate cereja
2 peitos de frango sem pele
1 iogurte natural
1 colher de sopa de mistura de tempero Gyros
azeite para pincelar
Sal by Necton q.b.

Para a maionese aligeirada
3 colheres de sopa de maionese 
2 colheres de sopa de queijo quark


Confeção
Para a mistura de tempero, moa bem as folhas secas de oregãos, salsa e tomilho num almofariz e misture as restantes especiarias. 

Coza a massa em água e sal pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e  deixe arrefecer. Coza os brócolos em água com sal por cerca de 3 a 5 minutos, dependendo do tamado dos floretes.
Eu usei as massarocas em vácuo, já cozidas, mas se as comprar cruas, coza-as por cerca de 5 min. Aqueça uma grelha e deixe as massarocas por uns minutos de cada lado, para "marcar". Deixe arrefecer antes de passar a faca para soltar os grãos de milho.
 
Prepare o frango:
Abra os peitos de frango ao meio e tempere com sal. Misture o iogurte com o Gyros, envolva o frango no iogurte e deixe marinar por cerca de 15 min. Aqueça uma frigideira grande pincelada com azeite e cozinhe o frango cerca de 3m de cada lado. Deixe arrefecer uns 5 min antes de fatiar o frango.
 
 
Faça maionese, misturando com o queijo quark.

Para montar a salada: Misture a massa, os brócolos, o tomate e o milho e coloque numa travessa. Disponha as fatias de frango por cima. Sirva com o molho à parte (desta forma, pode guardar o que sobrar).


Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peito de frango, GyrosN.º de porções: 2-3Prato: prato principal, saladas

3 comentários:

  1. O aspecto desta massa é mesmo delicioso :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de saladas de massa e esta tem tudo para me agradar.
    Ficou linda

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...