10.21.2016

Bolo de cenoura amarela com creme de ricotta

Dou comigo a ficar entusiasmada na secção de legumes dos supermercados com coisas como mini abóboras ou sacos de cenouras coloridas, como se de uma nova coleção de sapatos se tratasse! Ora, como, apesar de tudo, os legumes ainda são mais em conta do que os sapatos, o meu frigorífico está sempre bem mais cheio do que a sapateira, eheheheh. 
Brincadeiras à parte, quando comprei estas cenouras coloridas, pensei logo em usar as amarelas num bolo. Amarelo é a minha cor preferida e adoro bolos de cenoura! Adaptei a receita da Bimby, fiz um creme simples de ricotta e ficou maravilhoso...



Ingredientes
Para o bolo:
250g cenoura amarela
4 ovos
110g de óleo vegetal
320g açúcar
220g farinha
1 colher de sopa de fermento p/ bolos


Para o creme:
100g de Ricotta Galbani
2 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida
3 colheres de sopa de açúcar em pó

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180°. Prepare uma forma de buraco, untando com manteiga e polvilhando com farinha. Reserve.

Bimby:
Coloque no copo a cenoura descascada e em pedaços e triture 15 seg/vel 9. Junte ao copo os ovos, o óleo e o açúcar e programe 1 min/vel 6.

Tradicional
Numa picadora ou robot de cozinha, triture finamente a cenoura. Numa taça, bata os ovos com o óleo e o açúcar até ter uma mistura leve e esbranquiçada. Junte a cenoura e bata mais um pouco. Adicione a farinha e o fermento e misture. 

Deite o preparado e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.

Entretanto, faça o creme: bata com a batedeira a Ricotta, a manteiga e o açúcar em pó até ter um creme liso e brilhante. Deite por cima do bolo frio.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: cenoura amarela, RicottaN.º de porções: 10Prato: bolo

3 comentários:

  1. Adorava provar uma fatia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adodo o formato do bolo e claro, o sabor deve ser magnifico :)

    ResponderEliminar
  3. Ora cá venho eu espreitar o bolinho de final de semana!
    Adoro bolinho de cenoura e curiosamente também vibro muito mais com legumes, frutas, ingredientes novos ou diferentes, do que com sapatos ou perfumes!
    Um beijinho minha linda.

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...