10.20.2016

Sopa de legumes assados e funcho

A comida de conforto não tem de ser sempre deliciosamente decadente e cheia de calorias... embora seja verdade que muitas vezes assim é! Mas há uma alternativa bem saudável e tão portuguesa que conforta o estômago e a alma como nenhuma outra: a sopa. Chega ao outono e, mesmo com as temperaturas amenas que têm estado, uma sopa à noite é presença obrigatória cá por casa. E se assarmos os legumes no forno, dando-lhes aquele sabor caramelizado tão delicioso, conseguimos uma sopa ainda mais reconfortante! Uma das minhas preferidas são a de batata doce assada ou a de abóbora assada, mas aqui fugi um pouco a estes legumes mais calóricos e usei curgete, poucas cenouras, couve flor e funcho, que lhe deu um sabor bem especial. 



Ingredientes 
1 cabeça de couve flor pequena
2 curgetes
3 cenouras
1 bolbo grande de funcho
4 dentes de alho
1 colher de sobremesa de sal
2 raminhos de tomilho
folhas verdes dos bolbos de funcho
1 fio de azeite
1,5 l de caldo de legumes 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 170º.
Coloque num tabuleiro a couve flor cortada em raminhos, a curgete e as cenouras e cortada em rodelas, o funcho cortado em gomos e os alhos descascados. Tempere com um fio de azeite, as folhas de tomilho, as folhas dos bolbos de funcho, o sal e leve a assar por cerca de 1 h. A meio, mexa os legumes e, se necessário, tape com papel alumínio para não queimar demasiado, mas deixando dourar.

Deite numa panela o caldo de legumes, deixe levantar fervura e junte os legumes assados. Triture tudo em creme (usei a bimby).

Bom apetite!

Tempo de preparação: 70 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Couve flor, curgete, funcho; N.º de porções: 6; Prato: sopa, entrada

4 comentários:

  1. Que bela sopa!!
    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O sabor dos legumes assados deve dar um sabor muito bom mesmo á sopa.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Uma perfeição! :)
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...