10.06.2016

Embrulho de salmão com esparregado

Precisava de ter uma pausa a meio da semana sempre... a verdade é que o fim de semana não chega para pôr em ordem tudo o que vai ficando adiado ao longo da semana de trabalho e o dia de ontem, para além de ter sabido muito bem em termos de descanso, foi perfeito para orientar o resto da semana. E cozinhar muito... Com esta falta de tempo que impera nos meus dias, ando numa de fazer receitas a dobrar e congelar uma delas para outro dia. E este embrulho é perfeito para esse efeito!




Ingredientes
Para a massa: 50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
450g de farinha
1 gema de ovo para pincelar
 
Para o recheio: 3 lombos de salmão
sal e pimenta q.b.
1 molho de espinafres (200g)
1/2 colher de sopa de azeite
4 dentes de alho picados
1 colher de sopa de leite

Confeção
Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve.
 
Tradicional:
Coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). 
Deixe a massa descansar enquanto faz um esparregado leve: 
Coloque os espinafres em água a ferver durante 2 minutos e retire. Escorra bem toda a água, apertando as folhas. Numa frigideira, coloque o azeite e alho e os legumes. Salteie durante cerca de 3 minutos em lume médio. Adicione o leite e triture tudo com a varinha mágica.

Abra a massa num retângulo com o tamanho de um pouco mais de 2 quadrados onde caibam os lombos de salmão alinhados. Reserve um pouco para decorações, se desejar. Coloque a massa em cima num tabuleiro com papel vegetal. Preencha com o esparregado a área de um dos quadrados, coloque o salmão temperado com sal e pimenta por cima e dobre a outra parte da massa sobre o salmão. Sele bem os lados. Corte com um cortador de bolachas alguns enfeites de massa e "cole" no embrulho, pincelando com um pouco de água. 

Nota: se quiser congelar, faça o dobro de tudo e, antes de levar ao forno, deixe arrefecer bem, envolva, sem tirar o papel vegetal de baixo, em película aderente e congele. Para fazer, deixe descongelar no frigorífico, retire a película e leve ao forno como mencionado abaixo.

Leve ao forno pré-aquecido a 170º por cerca de 30 min. 

Sirva com uma salada verde.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadefácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmãoN.º de porções: 3; Prato: prato principal

3 comentários:

  1. Uma excelente sugestão! Gosto muito destes sabores! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. o embrulho ficou mesmo muito bonito mas esse interior é de ficar a babar magnifico mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Que sugestão tão boa Maria João, ficou linda com esses corações:)

    beijinhos

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...