11.30.2016

Empada de salmão e Brócolos


Já devem ter percebido que cá por casa gostamos muito de empadas! Para além de gostarmos de as comer, eu adoro fazer empadas... há qualquer coisa de terapêutico fazer a massa, estender bem fina, fazer o recheio e depois, adoro o elemento "surpresa" quando vão para a mesa! 

Se tudo isto não bastasse, são muito práticas para fazer a mais e congelar, um aspeto que tenho apreciado cada vez mais! Estas, fiz com salmão e brócolos, outra combinação de sabores muito apreciada por aqui e ficaram maravilhosas. 


Ingredientes
Para a massa: 
50g de água
60g de azeite
50g de vinho branco
80g de banha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de ervas de provence
1 ovo
450g de farinha sem fermento

Para o recheio
2 lombos de salmão
sal q.b.
1 pitada de pimenta preta Margão
1 cebola, picada
1 chávena de brócolos fatiados
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 chávena de leite

Confeção 
Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal  e as ervas de provence e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. 

Tradicional: Coloque a farinha com o sal e as ervas de provence numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha).

Deixe a massa descansar enquanto faz o recheio:
Aqueça uma frigideira antiaderente. Tempere os lombos de salmão com sal e grelhe-os na frigideira, cerca de 3 min de cada lado. Retire e reserve. Junte o azeite à frigideira e  refogue a cebola até esta estar translúcida. Junte os brócolos e salteie até estarem amolecidos. Junte o salmão e desfaça em lascas. Dilua o amido de milho no leite e junte à frigideira. Tempere com sal e pimenta e mexa bem até engrossar.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte 3 formas individuais com azeite. Divida a massa em 6 pedaços, 3 maiores que os outros 3 e abra cada pedaço em círculo. Com a parte maior, forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a outra rodela de massa, unindo bem os dois círculos de massa. Dê um corte no centro em cruz, para permitir a saída de vapor.

Leve ao forno por cerca de 20 min.

Nota: Podem optar por fazer uma empada grande (forma de 26cm) ou empadinhas. Esta quantidade dará para cerca de 16. 

Para saberem mais sobre as propriedades do salmão, dicas para a sua conservação e receitas, cliquem na imagem abaixo:





Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadefácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmãoN.º de porções: 3; Prato: prato principal

2 comentários:

  1. Também gosto muito de empadas é muito bom para aproveitamentos.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Parece-me delicioso!
    Acho que vai ser uma das refeições ainda esta semana. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...