11.10.2016

Peito de peru recheado com cogumelos, espinafres e feta

Chegou aquela altura em que quase todos os dias acendo o forno e, ao fim de semana, o coitado não tem descanso! Nada me reconforta mais do que um assado no forno, aquece a alma, para além da casa. Sejam receitas rápidas na preparação como a de ontem ou um pouco mais trabalhosas, como a que trago hoje, há sempre aquele elemento de surpresa e antecipação num prato de forno que eu adoro! Este peito de peru enrolado e recheado foi acompanhado de um puré de couve flor. E, apesar de reconfortante, é bem leve e saudável.



Ingredientes

1 peito de peru (aproximadamente 1kg)
1 limão em rodelas
Sal e pimenta-preta q.b.
2 dentes de alho
1 folha de louro 
1 chávena de vinho branco
1 chávena de água
azeite q.b.
1 cebola
Para o recheio:
1 fio de azeite
1/2 chávena de queijo feta
150g de cogumelos
1 cebola
Sal e pimenta-preta q.b.  
200g de folhas de espinafres
1 ou 2 colheres de sopa de pão ralado

 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 160º.
Abra o peito de peru numa placa ou tira ou peça p
ara o fazerem no seu talho e tempere com sal e pimenta de ambos os lados. Coloque numa taça com as rodelas de limão, os dentes de alho esmagados e a folha de louro. Junte o vinho e a água e deixe marinar pelo menos 3 h.

Aqueça uma frigideira com 1 fio de azeite e a cebola picada e deixe refogar. Quando a cebola começar a ficar transparente, junte os cogumelos picados e deixe cozinhar uns 2 min. Junte o vinho do porto e os espinafres, tempere com sal e pimenta e cozinhe até estar cozinhado. Adicione o pão ralado na quantidade suficiente para que fique sem liquido. Apague o lume e junte o queijo feta aos pedaços. 
Retire o peito de peru da marinada, seque com papel de cozinha e recheie o peito de peru com este preparado. Enrole, atando com fio de cozinha. 
Prepare um tabuleiro com a cebola cortada em rodelas no fundo, os alhos da marinada e umas 3 rodelas de limão. Coloque o peru em cima e regue com azeite. Leve ao forno por cerca de 1h45m.

Sirva fatiado com puré de couve flor e o molho à parte.

Clique na imagem abaixo para saber truques, receitas e outras informações sobre a carne de peru:




Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peru; N.º de porções: 5-6; Prato: prato principal

3 comentários: