12.21.2016

Naked Cake de Chocolate com Buttercream, frutos vermelhos e cookies

O meu menino fez ontem 19 anos e nem dá para acreditar como o tempo passou tão rápido! O meu menino é (super) distraído, não gosta de confrontos e é um bocadito preguiçoso... mas compensa tudo com um sorriso rasgado, um abraço no momento certo, uma atenção impressionante aos outros e a mesma doçura de quando era criança. E depois espanta todos revelando ser completamente determinado quando toma uma decisão, por ser um apoio inabalável quando alguém precisa dele, por ser maduro e de uma clareza de pensamento tão grande que há dias em que me faz sentir pequenina! E eu sinto-me a mãe mais felizarda e orgulhosa do mundo pelo adulto em que se tornou.
E como não há mãe que resista a um pedido do filho, o bolinho deste aniversário saiu assim, bem guloso, com cookies oreo e frutos vermelhos, como ele me pediu. 

 



Receita do bolo e buttercream da querida Sandra do Migalha Doce 

Ingredientes
Para o bolo:
400g de açúcar
400g de manteiga
8 ovos
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
100g de cacau magro em pó
400g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
pitada de sal
250ml de leite

Para o Buttercream:
240g de claras (cerca de 6)
470g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300g de açúcar
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Para o recheio e decoração
Bolachas mini oreo q.b.
Frutos vermelhos frescos q.b. (usei framboesas e mirtillos)

Confeção
Pré-aquece o forno a 180º e unte com manteiga e forre o fundo de 2 formas de 16cm com papel vegetal.

Para o bolo:
Numa taça grande peneire os ingredientes secos.
Na batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar por  cerca de 10min e até ficar uma mistura esbranquiçada.
À parte, bata os ovos com a baunilha e acrescenta depois à mistura da manteiga.
Aos poucos e com a batedeira no mínimo acrescente os ingredientes secos, alternado com o leite até ficar uma mistura homogénea. Deite a massa nas formas e leve ao forno por 45-50min. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Para o buttercream:
Prepare uma panela com água no fundo e leve ao lume. Deite as claras e o açúcar numa taça de pirex ou outra que possa levar calor e coloque sobre a panela, sem tocar na água. Bata continuamente até o açúcar dissolver. Passe então para a batedeira e bata em velocidade máxima por cerca de 8 min, até ter picos firmes. Deixe arrefecer completamente. Nessa altura, prepare a manteiga, cortando-a em pedaços de cerca de 1 colher cada. Com a batedeira em funcionamento em velocidade média, acrescente a manteiga gradualmente. Quando tiver toda a manteiga incorporada, coloque a batedeira em velocidade máxima e bata até ter um creme suave e uniforme. Vai passar por uma fase em que parece liquido e outra em que parece que talhou, mas continue a bater que o creme monta!

Para montar:
Com os bolos frios, nivele o topo e divida cada bolo em 2, de forma a obter 4 camadas de tamanho igual. Coloque um pouco de buttercream num prato para prender a 1.ª camada de bolo. Com um saco de pasteleiro, preencha com buttercream esta camada, começando de fora para dentro, desenhando círculos encostados uns aos outros. alise um pouco e salpique com oreos esmigalhadas. Coloque a 2.ª camada, nivelando bem com a base. Preencha com o saco de pasteleiro 2 "filas" de buttercream na borda do bolo e, no centro, preencha com frutos vermelhos. Coloque a 3ª camada e repita a operação da 1ª (buttercream e oreo). Coloque a última camada de bolo e nivele tudo. Se for transportar o bolo, será preferível usar umas "estacas" de espetos de espetadas, cortadas à altura do bolo, para melhor suporte. Leve ao frio por cerca de 20 min.
 
Para finalizar, faça com o saco de pasteleiro 2 camadas na base do bolo, tudo à volta, bem como nas fendas de cada camada. Com uma espátula, espalhe o creme de baixo para cima, por forma a cobrir todo o bolo. Barre também o topo do bolo. Depois, com uma espátula larga que apanhe toda a altura do bolo, fixe-a numa parte do bolo e vá rodando o prato, para alisar e obter este efeito "semi-naked". 
Decore a gosto.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; DificuldademédioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate, frutos vermelhos; N.º de porções: 10-12; Prato: bolo


1 comentário:

  1. Bolo mais guloso que ótimo aspeto, e muitos parabéns a ele, e um ótimo feliz natal para si e para os seus.

    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...