1.24.2017

Esparguete Bolonhesa no forno com queijo

Quer seja para aproveitamento de esparguete bolonhesa que sobrou, quer o façam propositadamente, este prato é assim como a versão de inverno duma simples bolonhesa! Fica super reconfortante e ainda mais delicioso. Nada de estranho... afinal, a adição de queijo melhora qualquer prato, não concordam? 

A receita base do molho bolonhesa é recorrente cá por casa e por aqui, mas nunca é demais repeti-la porque é mesmo deliciosa!


Ingredientes
azeite
3 dentes alho
1 cebola grande
1 talo de aipo
150 g bacon
800 g de carne de vaca picada
pimenta preta q.b. moída na altura Margão 
300 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela Margão
algumas folhas de manjericão picadas
300 ml de leite 
sal q.b.
300g de esparguete
1 chávena de queijo mozarella ralado


Confeção 
Coza o esparguete em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. escorra e reserve.

Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos picados, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com sal e pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até ficar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, umas folhas de manjericão picado e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 3 min. Nessa altura, junta-se o vinho e o leite - esta mistura inicialmente vai talhar, mas depois, continuando a mexer, engrossa, formando um molho delicioso.  

Numa tabuleiro de forno, coloque uma camada de esparguete, cubra com molho bolonhesa e metade do queijo ralado. Repita as camadas, terminando com queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 170º por cerca de 10 min.


Bom apetite!

tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne picadaN.º de porções: 3Prato: prato principal

3 comentários:

  1. Com o tempo que está hoje lá fora é mesmo um pratinho destes que apetece! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que o queijo torna qualquer receita muito mais apetecível amiga!E esta bolonhesa de forno está de se comer com os olhos. Tão apetecível que eu era capaz de jantar outra vez. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...