3.17.2017

Bolo de arroz XL

Fim de semana à porta e eu suspeito que este vá ser bem caseiro... os últimos dias foram muito cansativos e estou mesmo a precisar de uns dias de "dolce far niente!" 
Ora, para ser doce, tem de haver bolo, certo? E esta versão XL do bolo de arroz é tão boa para fins de semana preguiçosos... 😍



Ingredientes
6 ovos médios 
60g de manteiga amolecida
150g de açúcar
150g de farinha de arroz
100g de farinha de trigo
150ml de leite
1 colher de chá de fermento em pó
40ml de azeite 
raspa de 1 limão
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Confeção
Pré-aqueça o forno a 170º. Prepare uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Separe as claras das gemas. Numa taça, junte as farinhas e o fermento e misture.

Bimby
Coloque as claras no copo e programe 2 min/vel 3. Junte as gemas e o açúcar e bata mais 1 min/vel 3. Adicione a manteiga previamente derretida e o leite e volte a programar mais 3 min/vel 3. 
Coloque a borboleta, junte a mistura de farinhas e programe 2 min/vel 3. Por fim, junte o azeite e a raspa de limão e programe mais 2 min/vel 3. 

Tradicional
Numa taça, bata as claras em castelo bem firme. Junte as gemas e o açúcar e bata mais um pouco. Adicione então a manteiga previamente derretida e o leite e volte a bater cerca de 3 min. Junte a mistura de farinhas, a raspa de limão e o azeite e volte a bater mais 5 min. 

Deite a massa na forma e salpique com um pouco de açúcar. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos, ou até o bolo estar completamente cozido (faça o teste do palito). Deixe arrefecer, desenforme e salpique com um pouco de açúcar em pó. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha de arrozN.º de porções: 10; Prato: Bolo

7 comentários:

  1. Bolinho mais do que perfeito para o fim de semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, tem uma cor tão bonita!

    ResponderEliminar
  3. Esse bolo ficou com uma cor lindíssima.
    Belíssimo bolo para este fim-de-semana.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    A receita no modo tradicional não indica a colocação do açúcar.
    Uma dica que deixo, as claras batidas em castelo devem ser adicionadas no fim para que não sejam batidas depois de estarem em castelo.
    De qualquer forma é um bolo com um aspeto fantástico que vou ter de repetir com estas correções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Agradeço o alerta, escapou-me e já corrigi. Aqui a textura não é para ficar tão fofa, daí o bolo ser feito "ao contrário" do habitual. ;)

      Eliminar
  5. Olá! O que é "XL"? Extra large? Obrigada!

    ResponderEliminar