3.14.2017

Empanadas de salmão e presunto

Já há muito tempo que não fazia empadas e já havia cá por casa quem o fizesse notar! Esse facto, juntamente com a necessidade de deixar algumas refeições ao filhote, teve este resultado: umas empanadas com tomate e presunto, à moda de Espanha, que resultaram num petisco! 




Ingredientes
Para a massa:
1/4 chávena de água
2 colheres de sopa azeite
1/4 chávena de vinho branco
1 c. chá de sal
150g margarina
1 ovo
500g farinha

Para o recheio:
2 lombos de salmão
3 fatias de presunto
1/2 chávena de vinho branco
1 fio de azeite
1 cebola
2 tomates maduros
1 colher de sopa de oregãos
sal e pimenta q.b.
1 colher de amido de milho

Confeção
Bimby:
Coloque os líquidos no copo, o açúcar, o sal, a margarina e programe 2 min/37ºC/vel 1. Junte o ovo, a farinha e programe 2 min/vel espiga até que a massa fique homogénea (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Retire e deixe descansar enquanto faz o recheio.

Deite a cebola, o presunto e o tomate no copo e triture 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 10 min/varoma/vel 1. Junte o salmão em pedaços, o vinho, os temperos - sal, pimenta, noz moscada e oregãos e programe mais 3 min/varoma/vel colher inversa. Junte por fim o amido de milho e programe 4 min/90º/vel colher inversa.

Tradicional: 
Coloque a farinha com o sal e o açúcar numa taça, abra um buraco e deite os liquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a margarina derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os liquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio. 

Num tacho com um fio de azeite, refogue a cebola e o tomate bem picados. Junte o presunto picado e deixe refogar em lume médio uns minutos. Adicione salmão em pedaços, o vinho, os temperos - sal, pimenta, noz moscada e oregãos e deixe cozinhar e apurar mais uns minutos. Junte por fim o amido de milho e deixe engrossar. 

Pode fazer uma empanada grande ou 3 individuais, diviida a massa em 2 porções e estenda na forma da foma ou tabuleir que fir usat. Forre um tabuleiro untado com azeite com um dos discos, deite o recheio e coloque o outro disco por cima, vedando bem. Leve ao forno a 180º por cerca de 20 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmão; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

2 comentários: