3.27.2017

Paezinhos de leite recheados

Um fim de semana de chuva e frio, e, nesta casa, voltamos a acender a lareira e só apetece comida de forno... não tivesse mudado a hora para o horário de verão (hello, S.Pedro... horário de verão, ok???) e tinha sido um dos fins de semana mais invernosos do ano! Mas voltemos ao forno: uma tarde produtiva de domingo de onde saiu bolinho, oopsies, uns muffins saudáveis para os meus pequenos almoços e estes pãezinhos de leite recheados com fiambre e queijo que estavam nos vídeos guardados para experimentar, inspirados nesta receita. O resultado foi uma casa aquecida e a necessidade de retomar a dieta a partir de segunda feira... mas também, é para isso que servem as segundas feiras, certo?



Ingredientes 
1/2 chávena de água
1
chávena de leite
50g de manteiga
4 e
1/2 chávena de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 ovo

1 chávena de fiambre de peru cortado em tiras finas
1 colher de sopa de orégãos
150g de queijo ralado
1 gema batida para pincelar


Confeção
Numa taça, misture o fiambre em tiras, o queijo ralado e os orégãos. Reserve. 
Bimby
Deite no copo a água, o leite e a manteiga e programe 2 min, 37º, vel 2. Junte 1/2 chávena de farinha, o fermento e o açúcar e programe 3 min/vel 2. Junte a restante farinha, o sal e o ovo e programe 2 min/vel espiga.

Tradicional
Numa panela, junte a água, o leite e a manteiga e leve ao lume até a manteiga derreter, sem deixar ferver. Junte 1/2 chávena de farinha, o fermento e o açúcar e misture. Reserve.

Numa tigela deite a restante farinha, faça um buraco no centro e coloque o sal ao redor. Adicione a mistura líquida no meio e o ovo. Misture bem a massa com auxílio uma espátula. 

Deite a massa numa superfície enfarinhada e divida-a em 12 partes iguais. Abra cada porção de massa num disco, coloque uma colher da mistura de queijo e fiambre no centro e feche, formatando uma bolinha.

Disponha as bolinhas recheadas num tabuleiro, pincele a gema batida e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo e fiambre; N.º de porções: 12; Prato: pão

3 comentários:

  1. Yummy! Apetece mesmo provar.


    Ana Teles {Telita} | blog: Telita LifeStyleFacebookinstagrambloglovin'

    • novo grupo para divulgação de blogs:
    blogs Lifestyle Portugal/

    ResponderEliminar
  2. Perfeitos para o lanche! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. que bom aspeto esses paezinhos, e assim ainda quentinhos mesmo deliciosos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar