4.04.2017

Mini hambúrgueres de couve flor e atum

Finalmente parece que a primavera veio para ficar... e começam a apetecer as refeições mais descontraídas, petiscos que convidam à conversa em volta de uma mesa. Estes mini hambúrgueres são perfeitos para isso! São leves, pobres em hidratos de carbono e bem saudáveis e, para além disto tudo, super saborosos... Juntem-lhes uma maionese aligeirada de alho com um toque de caril e ficam perfeitos! 




Ingredientes
Para os mini hambúrgueres:
1/2 cabeça de couve flor
1 chalota
1 dente de alho
2 latas de atum em água, escorridas
cebolinho fresco q.b.
2 ovos médios
Sal e pimenta preta q.b. 
1 colher de chá de açafrão das índias em pó Margão
azeite q.b.

Para o molho:
1 colher de sopa de maionese
1/2 chávena de queijo quark
sal q.b.
1 dente de alho esmagado
1 colher rasa de chá de caril em pó Margão

Confeção
Coza a couve flor em pedaços em água e sal até estar tenra. Escorra bem (aperte com as costas de uma colher de pau para sair toda a água). Deixe arrefecer um pouco e reserve. 

Bimby:
Deite no copo a chalota, o dente de alho e o cebolinho e pique 15 seg/vel 5. Junte a couve flor cozinhada e programe 15 seg/ vel 9. Junte os ovos e os temperos e programe 15 seg/ vel 5. Junte por fim o atum bem escorrido e desfiado e envolva tudo. 

Tradicional:
Pique finamente a chalota, o dente de alho e o cebolinho. Reduza a couve flor a puré num robot de cozinha ou com a picadora e envolva nos legumes picados. Junte os ovos e os temperos e misture bem. Junte por fim o atum bem escorrido e desfiado e envolva tudo. 

A mistura é bem mole, mas deve conseguir fazer bolinhas. Se vir que está demasiado liquida, adicione 1 ou 2 colheres de farelo de aveia (eu não precisei, mas depende do tamanho dos ovos). 

Numa frigideira com um fio de azeite em lume médio, coloque as bolinhas e pressione com uma espátula para ficarem com a forma de hambúrgueres. Quando vir que estão douradas de um dos lados, vire-as com a ajuda de uma espátula. Repita o processo até acabar a massa. 

Para o molho, misture bem todos os ingredientes.


Sirva com uma salada e arroz basmati.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum, couve-flor; N.º de porções: 24Prato: prato principal, petiscos

4 comentários:

  1. yummy! A experimentar


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • passatempo no blog: giveaway


    ResponderEliminar
  2. Que receita saudável e com tãooo bom aspecto! :)
    Já guardei e já está na minha lista!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Super apetitosos.... :)
    Beijinho Maria João
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar