9.14.2017

Risotto de cogumelos, bacon e vinagre balsâmico

Há dias em que precisamos de conforto. Conforto da atenção dos que nos são próximos, conforto do aconchego de um abraço, da preguiça de um domingo em casa, de uma conversa franca com os amigos que nos compreendem só de olharem para nós. E do conforto de um prato fumegante e cremoso, porque a comida tem também esta característica de acalmar as dores e ansiedades. E se há pratos que têm o poder de me reconfortar, o risotto está definitivamente nessa categoria. 




Ingredientes
2 chalotas
50g de manteiga
1 fio de azeite
300g de arroz arbório
1/2 Chávena(125ml) de vinho branco
1,5 litros de caldo de legumes quente
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 chávena de cogumelos frescos fatiados

cerca de 2 cm de bacon cortado em tirinhas
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manteiga 

Confeção
Ferva o caldo de legumes e mantenha-o quente. 

Coloque a manteiga e o azeite num tacho grande em lume médio. Adicione a chalota e cozinhe por cerca de 2 minutos ou até ficar macia. Junte o bacon e os cogumelos e deixe cozinhar por mais uns 3 min. Adicione o arroz e mexa por 1 minuto ou até que o arroz estar bem revestido. 
Adicione o vinho e o vinagre e cozinhe até evaporar. Aos poucos, adicione o caldo, 2 conchas de cada vez, mexendo sempre e esperando o liquido de uma adição evaporar antes de adicionar mais. Demora cerca de 25 minutos até que o arroz esteja al dente. Apague o lume e misture, por fim, o queijo e a manteiga. Sirva imediatamente.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeMédioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Arroz N.º de porções: 4; Prato: acompanhamento

1 comentário:

  1. Risotto de cogumelos é dos meus preferidos, esse ficou uma maravilha.

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...