12.06.2017

Bolo de limão com manjericão

Dirão que esta combinação de sabores é assim mais a modos que primaveril... e dirão muito bem, quase lembra o sabor das águas frescas dos dias mais quentes. Mas resultou tão bem que garanto que não será por isso que este bolo não vai desaparecer num ápice! Para compensar, acompanhem com uma chávena de chá bem quentinho com canela e gengibre e adoçado com mel e ainda ganham um lanche à prova de constipações! Digam lá quem é amiga...




Ingredientes
3 chávenas de farinha de trigo sem fermento
2 chávenas de açúcar

3 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal
2 chávenas de iogurte (usei grego ligeiro)
Raspa de 1 limão
8 folhas de manjericão
110g de manteiga sem sal derretida
3 ovos

Para a cobertura
2 colheres de sopa bem cheias de açúcar em pó
sumo de 1/2 limão
Raspas de limão

Confeção
Prepare uma forma de 24cm de diâmetro, untando com manteiga e salpicando com farinha. 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Num robot de cozinha coloque as folhas de manjericão, a raspa de limão e 1 chávena de açúcar e triture tudo até ter um açúcar aromatizado. 

Combine numa taça todos os ingredientes secos: a farinha de trigo, o açúcar aromatizado e o restante, o fermento e o sal. 
Noutra taça, coloque o iogurte, a manteiga derretida e os ovos e bata para misturar. Verta os líquidos por cima dos secos e misture com a colher de pau ou espátula. Não é preciso (nem convém) bater, apenas misturar. 

Deite na forna preparada e leve ao forno por cerca de 40 min.

Para a cobertura, misture bem o açúcar em pó com o sumo de limão. 

Retire do forno e deixe arrefecer antes de colocar a cobertura. Termine com umas raspas de limão e algumas folhas de manjericão a enfeitar. 


Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: limão, manjericãoN.º de porções: 12Prato: bolo

1 comentário: