4.03.2020

Bolo de cenoura à antiga

Com cenouras a precisar de serem gastas no frigorífico decidi que o bolinho de domingo seria um bolo de cenoura. 
Talvez sejam as saudades a apertar, talvez seja a necessidade de conforto com comida que nos trás à memória dias em família e felizes. Mas precisava "daquele" bolo de cenoura que fica com uma consistência quase de queijada, como a minha mãe fazia. 
Fui, por isso, ao meu caderninho de receitas que me acompanha desde a infância - Já vos falei deste caderno há muito tempo, aqui e aqui... E deliciei-me com uma fatia deste bolo carregado de boas memórias. 



Ingredientes
Para o bolo:
3 cenouras
4 ovos
1/2 chávena de azeite
250g de açúcar (usei amarelo)
220g de farinha
1 c. sopa de sobremesa de fermento

2 colheres de sopa de açúcar branco.

Confeção
Coza as cenouras e reduza a puré. Deixe arrefecer. 

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo. 

Numa taça, misture o puré, as gemas e o azeite. Acrescente o açúcar e bata tudo por uns 5 minutos. Acrescente a farinha e o fermento e envolva até misturar. Por fim, adicione as claras e envolva.

Numa forma previamente untada com azeite e forrada com papel vegetal, deite a massa. Polvilhe com o açúcar branco e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.




























































Bom apetite!

tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: CenouraN.º de porções: 10Prato: bolo

4 comentários:

  1. É daqueles bolos que agrada a toda a gente, se pudesse levava uma fatia bem generosa para o meu lanche.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Como te disse esta receita está guardada para fazer assim que o bolo de maçã acabar, o que não deve demorar muito, porque tenho muitos gulosos aqui em casa.
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  3. ficou com uma cor mt bonita bjs saude

    ResponderEliminar
  4. Tão simples de fazer e com um aspecto maravilhoso :)
    beijinho*

    ResponderEliminar