Truques e Dicas


Açúcar aromatizado
Buttermilk
Caldo de camarão caseiro
Caldo de galinha caseiro
Comida Salgada
Como ver se os ovos estão bons
Creme azedo ou Sour Cream
Descascar ovos cozidos com facilidade
Congelar alimentos
Engrossar natas batidas
Esterilizar frascos para compotas 
Glacê Real
Iogurte Caseiro (sem iogurteira)
Legumes mais verdes
Maionese caseira
Molho branco - Bechamel
Ovos mexidos e Omeletes mais fofos
Queijo tipo Ricota caseiro
Substituto de vinho branco em receitas

Açúcar aromatizado
O açúcar aromatizado é ótimo para alguns doces (enrolar tortas, dar um toque especial ao leite creme, por exemplo) ou para adoçar chás ou leite. Também é uma excelente oferta se colocar num frasco de vidro e enfeitar. Pode fazer açúcar aromatizado com várias coisas:
Baunilha - Abrir a vagem de baunilha e mergulhar no açúcar. 
Canela - Mergulhar 2 paus de canela no frasco de açúcar.
Alfazema - Lavar bem as folhas, secar e misturar no açúcar.
Limão/ lima ou laranja - Raspa de um dos citrinos (ou uma mistura), deixar secar de um dia para o outro e misturar no açúcar.

Buttermilk
Para fazer buttermilk, misture a 1 chávena de leite e 1 colher de sopa de sumo de limão e deixe coalhar (cerca de 15m).

Caldo de camarão caseiro
Quando cozo camarão para alguma receita, aproveito sempre a água e as cabeças para fazer caldo de camarão: basta deitar as cabeças na água, deixar ferver um pouco, triturar com a varinha e passar pelo passador. Depois, deito em cuvetes de gelo, congelo e passo para sacos, mantendo no congelador. Quando quero usar, é só tirar 1 ou 2 cubos (é menos forte do que o industrializado!) e pôr no tacho! 

Caldo de galinha caseiro
Quando faço frango, retiro os pescoços, osso do peito e pontas das asas e congelo. Quando tenho de cerca de 3 frangos, faço um caldo aromatizado com cebola, alho francês, cenoura, louro, sal e pimenta. Deixo ferver em lume brando durante 1h. A seguir, coa-se o caldo e guarda-se em caixinhas pequenas, no congelador. 

Comida Salgada
Se salgou demasiado a comida, coloque uma batata crua no tacho que esta absorve o sal!

Como ver se os ovos estão bons
Como os ovos não trazem data de validade, para verificar a qualidade do ovo, coloque-o dentro de um recipiente com água. Se o ovo for ao fundo, está bom para consumo.

Congelar alimentos
Eu congelo muita coisa: legumes, fruta (para usar em doces e bolos), alimentos cozinhados, claras de ovos, ervas aromáticas em azeite e sumo de citrinos (em cuvetes de gelo), caldo de galinha (guardo a água quando cozo galinha), etc. 


Creme azedo ou Sour  cream
Juntar a 1 pacote de natas, 3 colheres de sumo de limão. Bater até começar a engrossar, tapar com película aderente e  deixar à temperatura ambiente por, pelo menos, 1h. 


Descascar Ovos Cozidos com facilidade
Os ovos cozidos descascam-se mais facilmente se adicionarem sal e vinagre à água de cozedura. Depois de cozidos (10m) coloquem sobre água fria corrente e com as costas de uma colher vão partindo a casca em pedaços pequeninos que assim se soltará melhor!
Fonte: YouCook

Engrossar natas batidas
Para engrossar as Natas batidas, basta adicionar 5 gotas de limão quando estão a bater as natas com o açúcar.

Esterilizar frascos para compotas
Para que as suas compotas durem mais tempo, use sempre frascos esterilizados. O que eu faço é passar  os frascos lavados em água e colocá-los 2 minutos no micro-ondas. Retire com cuidado pois ficam muito quentes. Encha os frascos com a compota ainda quente, coloque a tampa e deixe arrefecer com os frascos virados ao contrário, para criar vácuo. A sua compota vai durar muito tempo!

Glacê Real

Perfeito para fazer coberturas cremosas de bolos ou cupcakes, pode adicionar corante e obter resultados muito diferentes!
Bata na batedeira por 10 minutos:  
120g de açúcar em pó
1 clara de ovo
6 gotas de sumo de limão

Iogurte Caseiro (sem iogurteira)
Ferva 1 litro de leite e apague. Deixe arrefecer até suportar a temperatura na mão. Junte numa taça 1 iogurte natural, 2 colheres de sopa de leite em pó e 3   colheres de sopa de açúcar amarelo. Juntar ao leite aquecido e misturar bem. Deitar em frasquinhos de iogurte, colocar os frascos numa panela grande aquecida, tapar com um pano e manter em local aquecido (eu aqueço o forno, apago-o e deixo a panela lá dentro), durante 8h. Tapar os iogurtes e conservar no frigorífico (duram cerca de 10 dias).

Legumes mais verdes

Ao cozinhar as verduras, coloque uma colher de chá de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras.

Maionese caseira
1 ovo
150 ml de óleo
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (sopa) de vinagre
sal e pimenta q.b.
No copo da varinha mágica deite o ovo, o vinagre, a mostarda, sal e pimenta. Junte óleo a cobrir o ovo e ligue a varinha mágica fazendo movimentos para cima e para baixo. Vá adicionando o resto do óleo, em fio, mantendo sempre o movimento da varinha para cima e para baixo.

Molho branco - Bechamel
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas e meia de leite
sal, pimenta e noz moscada
Numa panela, derreter a margarina e acrescentar a farinha. Em lume médio, mexer para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescentar o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.


Ovos Mexidos e Omeletes mais fofos
Um truque para que os ovos mexidos fiquem bem fofos é juntar uma colher de sopa de leite por cada ovo que se vai utilizar. Se forem fazer uma omelete, juntar uma colher de café de fermento em pó faz com que os ovos cresçam e fiquem volumosos.
Fonte: YouCook

Queijo tipo Ricota caseiro
Ferva 1 litro de leite gordo com sal e apague. Deixe arrefecer até suportar a temperatura na mão. Junte 3 colheres de vinagre de vinho branco e deixar coalhar. Pôr a escorrer num passador com uma gaze, cerca de 30m. Conservar no frigorífico.

Substituto de vinho branco em receitas
Deitar num recipiente duas colheres de chá de açúcar e colocar por cima vinagre branco. Misturar e utilizar na sua receita em vez do vinho e vai ver que o resultado é praticamente a mesma coisa e vai dar bom gosto à sua comida.
Fonte_ Semstress

6 comentários:

  1. Olá, vim pesquisar a ligação do buttermilk e acho todas as dicas valiosas :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, tem dicas maravilhosas, tenho uma questão, estive a fazer bombons com recheio de leite condensado com um pouco de gelatina, segui a receita direitinho, a questao é quando tirei os bombons do congelador desenformei e deixei-os no frigorifico ao fim de uma hora estavam derretidos, onde é que irei, o que devo fazer para conservar o bombons. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que é que derreteu? O chocolate? ou o recheio? Se foi o recheio deve ter sido porque a gelatina, com o calor, derrete... não conheço a receita, costumo fazer uns de caramelo, mas pode ter sido isso que aconteceu!

      Eliminar