Desta vez, decidi juntar chouriço picante ao mais conhecido risoto de gambas e o resultado foi delicioso! Uma receita a repetir...
1 cebola picada
2 chávenas de arroz arbório
4 chávenas de Caldo de Galinha (usei caseiro, mas pode fazer-se diluindo um cubo de concentrado em 4 chávenas de água)
1 chávena de vinho branco
1 embalagem de miolo de Camarão
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
manjericão fresco picado
1/2 colher de sopa de margarina
1 colheres de sopa de sumo de limão
1 pedaço de chouriço de carne picante
sal, pimenta e azeite q.b.
Manjericão fresco picado e queijo parmesão ralado para servir.
Confeção
Comece com as gambas e chouriço:
Numa frigideira, coloque um pouco de azeite (só 1 colher de sopa), e o chouriço e deixe fritar. Vai soltar bastante gordura, se for em excesso, escorra alguma. Junte os dentes de alho picados e o camarão, tempere de sal (pouco, depende do sabor do chouriço) e pimenta e deixe cozinhar. Regue o sumo de limão e reserve.
Nota: o Risoto deve ser cozinhado em lume médio, levando um total de 20m a cozer desde que se coloca o arroz no tacho. Deve ser paciente, estar sempre a mexer delicadamente a cada adição de líquido.
Num tacho largo, refoque a cebola em azeite, sem caramelizar. Acrescente o arroz e deixe absorver o azeite, mexendo sempre. Junte o vinho branco e deixe evaporar. A partir daqui é ir adicionado 1 concha de caldo de cada vez, mexendo sempre até estar a secar. No final do caldo, verifique a cozedura do arroz e, se necessário acrescente um pouco mais de liquido. Junte os camarões e chouriço e o liquido que se formou e deixe evaporar. Apagar o lume, adicionar o queijo, o manjericão e a margarina, envolver e servir de imediato, guardecido com manjericão e mais queijo ralado.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário