1.23.2013

Risoto de camarão e chouriço

Há dias assim, de chuva, vento e com outras ventanias em que apetece uma comida de conforto, mas não muito demorada. Um risoto, para mim, é dessas comidas... não sei se é por ser uma receita que requer a atenção constante enquanto se faz, não sei se é do queijo derretido ou do arroz "al dente" mas cremoso... provavelmente é por isso tudo! 

Desta vez, decidi juntar chouriço picante ao mais conhecido risoto de gambas e o resultado foi delicioso! Uma receita a repetir...





Ingredientes
1 cebola picada
2 chávenas de arroz arbório
4 chávenas de  Caldo de Galinha (usei caseiro, mas pode fazer-se diluindo um cubo de concentrado em 4 chávenas de água) 
1 chávena de vinho branco
1 embalagem de miolo de Camarão
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
manjericão fresco picado 
1/2 colher de sopa de margarina
1 colheres de sopa de sumo de limão
1 pedaço de chouriço de carne picante
sal, pimenta e azeite q.b.

Manjericão fresco picado e queijo parmesão ralado para servir.

Confeção

Comece com as gambas e chouriço: 
Numa frigideira, coloque um pouco de azeite (só 1 colher de sopa), e o chouriço e deixe fritar. Vai soltar bastante gordura, se for em excesso, escorra alguma. Junte os dentes de alho picados e o camarão, tempere de sal (pouco, depende do sabor do chouriço) e pimenta e deixe cozinhar. Regue o sumo de limão e reserve. 

Nota: o Risoto deve ser cozinhado em lume médio, levando um total de 20m a cozer desde que se coloca o arroz no tacho. Deve ser paciente, estar sempre a mexer delicadamente a cada adição de líquido.

Num tacho largo, refoque a cebola em azeite, sem caramelizar. Acrescente o arroz e deixe absorver o azeite, mexendo sempre. Junte o vinho branco e deixe evaporar. A partir daqui é ir adicionado 1 concha de caldo de cada vez, mexendo sempre até estar a secar. No final do caldo, verifique a cozedura do arroz e, se necessário acrescente um pouco mais de liquido.  Junte os camarões e chouriço e o liquido que se formou e deixe evaporar. Apagar o lume, adicionar o queijo, o manjericão e a margarina, envolver e servir de imediato, guardecido com manjericão e mais queijo ralado.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário