Cá por casa há sempre um pote de doce no frigorifico para ser comido fresco (é assim que o marido gosta!) com umas bolachinhas de água e sal. Adoro fazer doces e compotas, no entanto, para consumir em casa, não consigo variar muito, já que as eleitas são sempre a de tomate ou abóbora!
Desta vez, juntei amêndoa laminada ligeiramente torrada.
Ingredientes
1kg de abóbora descasada
1kg de açúcar
raspa e sumo de 1 limão
1 pau de canela
1 chávena de amêndoa laminada
Confeção
Corte a abóbora em pedaços e pese-a. Se não tiver 1 kg, use sempre o mesmo peso da fruta em açúcar. Num tacho, coloque a abóbora, o açúcar, o sumo e raspa de limão e o pau de canela e deixe cozinhar em lume brando até os pedaços se começarem a desfazer e atingir o ponto estrada (colocando um pouco do doce num prato, ao passar a colher, forma uma estrada). Eu prefiro não passar a fruta, gosto de apanhar alguns pedaços inteiros, mas, se preferir, pode passar com a varinha mágica.
Retire do lume e misture a amêndoa que torrou ligeiramente numa frigideira. Coloque imediatamente em frascos esterelizados, feche e deixe arrefecer os frascos de cabeça para baixo, para criar vácuo e o doce se conservar em perfeitas condições.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário