3.14.2013

Crepes de Camarão

Eu adoro crepes! A minha história com os crepes começou há anos (há umas décadas, já) quando, andava na faculdade, descobri com uma amiga uma pequena "creperie" em frente ao antigo cinema Quarteto em Lisboa. Foi das primeiras casas do género, pelo menos que eu conhecesse e rendi-me à massa fina que envolvia deliciosos cremes doces e salgados...

Estes crepes podem ser feitos mais pequenos, servindo de entrada ou, como fiz neste caso, maiorzinhos, acompanhados de uma salada para um jantar mais leve.



Ingredientes
Para os crepes:
100g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de flor de sal
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
250ml de leite
azeite, para cozinhar
Para o recheio
400g de camarão
1/2l de leite
sal
pimenta
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
Salsa

Confeção
Coloque a farinha, sal, fermento, ovos, e leite numa taça e bata ate estar completamente misturado e com uma consistência que se assemelhe a natas Aqueça bem uma frigideira media, pincele com suficiente azeite e deite 3 a 4 colheres de sopa da massa, rodando a frigideira imediatamente de maneira a cobrir a totalidade da base. Quando as pontas começarem a ficar douradas e a levantar, use uma espátula para virar o crepe. Cozinhe por 30 segundos, repita o processo até a massa acabar. 

Nota: os crepes que sobrarem pode congelar, separados com uma folha de papel vegetal, num saco de congelação ou numa caixa.

Para o recheio, coza o camarão no leite com sal e pimenta. Retire assim que o camarão ficar rosado, descasque e volte a colocar as cabeças no leite. Passe as cabeças com a trituradora. Passe o leite por um passador e reserve.
Num tachinho, derreta a margarina e junte a farinha, deixando cozinhar um pouco. Junte o leite a pouco e pouco, mexendo com uma vara de arames até terminar o leite. Retifique o sal. Junte os camarões cortados e a salsa picada.

Recheie os crepes com este creme e disponha-os numa travessa, reservando um pouco para diluir com um pouco de leite colocar por cima. 

Bom apetite!

2 comentários:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...