10.20.2013

Caracóis de canela com chocolate

Eu confesso que ando encantada com a Bimby... confesso também que era daquelas pessoas que dizem que a Bimby é para que não gosta de cozinhar, que eu gostava demasiado dos tachos e colheres de pau para a usar. Está na hora de me redimir, vejam lá que a minha máquina trabalha todos os dias e continuo a gostar de cozinhar! 
Para as massas, então, é imbatível! Experimentei a massa da trança, receita do livro base da Bimby e já vos mostrei um brioche salgado numa adaptação desta massa. Desta vez, usei mais açúcar, canela e chocolate e saíram estes caracóis com cores de Outono, levemente perfumados a canela e com chocolate, para o desafio deste mês do Vamos Fazer Bolachas!

Ingredientes
Para a massa
350g de farinha
125g de leite
50g de margarina
100g de açúcar
1/2 saqueta de fermento seco
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de canela

1 tablete de chocolate de culinária 200g
1 colher de sopa de açúcar em pó para polvilhar

Confeção
Bimby:
Coloque no copo o leite, a margarina e o açúcar e programe 2 minutos, 37º, velocidade 2. Junte o fermento e o ovo e programe 10 segundos, velocidade 6. Adicione a farinha e o sal e programe 3 minutos, espiga. 

Tradicional: 
Dissolva o fermento no leite morno com o açúcar, junte a margarina derretida e 1 colher de farinha e bata bem. Deixe descansar cerca de 10 minutos. Junte os restantes ingredientes e bata à mão ou num robot de cozinha até que a massa se fique numa bola e se comece a desprender (cerca de 10 minutos). 

Deite a massa numa tigela enfarinhada e cubra. Deixe fermentar cerca de 30 minutos num local aquecido. 

Pré-aqueça o forno a 50.º
Derreta o chocolate no microondas com uma pitada de leite.
Abra a massa num retangulo e barre com o chocolate. Enrole, como se fosse uma torta e corte pedaços de cerca de 2 cm. Num tabuleiro forrada com papel vegetal, coloque os caracóis. Leve ao forno a 50º por 20m e depois aumente para 180º e coza os caracóis por cerca de 15 minutos.
Retire e salpique com açúcar em pó.

 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 80 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha, chocolate; N.º de porções: 12; Prato: Bolinhos

12 comentários:

  1. Eu tb era como tu em relação à bimby, depois quando fui mãe pela primeira vez comecei a pensar que se calhar... andei 3 anos a pensar no assunto, até que chegou a minha 2ª filha e lá me decidi e Bem Dita a hora em que o fiz, já lá vai quase ano e meio e Todos os dias cozinho com ela.
    A bimby não faz milagres, simplesmente torna tudo mais fácil tanto para quem não sabe ou não gosta de cozinhar como para quem gosta ou adora cozinhar... é apenas um robot muito completo e que no meu caso permite-me ir mais além .
    Essa receita é realmente muito boa!!
    Bjs e Bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. Huumm, caracóis de canela e chocolate... para mim já bastava um desses dois ingredientes, Mª João. Assim com os dois deve ser uma verdadeira delícia. Tem tão bom aspecto. Uma pessoa tem um Domingo inteiro livre pela frente e depara-se logo pela manhã aqui com estas delicias... lá tenho eu que ir a correr para a cozinha inventar qualquer coisa, estou com quebras de açúcar...eheh. ;)
    Beijinho e bom Domingo. ;)

    ResponderEliminar
  3. Revejo-me tanto nessa "confissão"! :)
    Já fiz a trança e gostei imenso, estes caracóis também parecem bem tentadores :)

    ResponderEliminar
  4. Eu tb dizia o mesmo, e já tenho a minha há quase 5 anos! Podia viver sem ela, podia... mas não era mesmo nada a mesma coisa! :D
    Estes teus caracois estão lindos e apetitosos! E com o chocolate ... Hummm que maravilha!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  5. Ficaram tão lindos,já levava um para o lanche...
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olha lá que historia é essa de deixar de cozinhar? Livra-te!!
    A Bimby é só uma ajudante, pelo que tenho visto perfeita, para todas as amantes da cozinha!! Eu proibo-te desde aqui dos Pirinéus de fazer tal coisa!!
    Sim porque imagina que deixas?? como fazias estes bolinhos? Hum? Bem.... Estão fantasticos Maria Joao! E eu adoro estas coisas e ja estou aqui a matutar! Ai a minha vidinha!
    Uma beijioca
    Mena.

    ResponderEliminar
  7. A Bimby não tem parado nessa cozinha!!
    Estes caracóis ficaram lindos e devem ser uma delícia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria Joao,
    Agora com a ajudante não param de cozinhar. Muito obrigada pela tua participação, ainda por cima com caracóis que eu tanto gosto. Nunca fiz com chocolate, mas deixaste-me com esse apetite.
    Boa semana e bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar
  9. Oh Mª João e eu mesmo a precisar de algo doce!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha, amiga, estão perfeitos esses teus caracóis !
    Dignos de uma montra de pastelaria, devo dizer-te ! :))
    Quanto à Bimby, tenho-a há uns 3 anos e não abdico dela, bendito o dia em que a comprei e todo o dinheiro foi muito bem investido, adoro-a ! :)

    Beijinhos bimbólicos ! :)

    ResponderEliminar
  11. Eu também era renitente em adquirir a Bimby,mas comprei este Fevereiro e ainda me estou a adaptar a ela,mas confesso que para certas coisas é muito útil e facilita muitas tarefas da cozinha! estes caracóis devem ser deliciosos,um dia destes vou fazer! bjs :)

    ResponderEliminar