12.05.2013

Brioche: duas versões

Desde que descobri esta receita do livro de receitas básicas da Bimby, faço-a recorrentemente em várias versões. Já a fiz simples, recheada com pesto e queijo, com canela e chocolate e, este fim de semana, porque não me decidia, dividi a massa e fiz estas duas versões: com queijo e com nutella!



Ingredientes
250ml de leite
100g de margarina
100g de açúcar (na receita, indica 50g)
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
700g de farinha
1 colher de chá de sal
1 gema de ovo para pincelar
1 colher de sopa de açúcar para salpicar por cima
Para rechear:
1 chávena de queijos ralados (usei mozarela e queijo da ilha)
1 chávena de nutella à temperatura ambiente

Confeção
Bimby:
Coloque no copo o leite, o açúcar e a margarina e programe 2 minutos, 37º, velocidade 2. Junte o fermento e os 2 ovos e programe 10 segundos, velocidade 6. Adicione a farinha e o sal e programe 3 minutos, velocidade espiga. 

Tradicional:
Amorne o leite e derreta a margarina e bata-os com o açúcar. Junte o fermento e os ovos e misture. Adicione a farinha e o sal e bata com uma colher de pão até a massa começar e desprender-se das paredes da taça. Transfira para a bancada e trabalhe a massa durante uns 5 minutos.
 
Deixe levedar em local aquecido por cerca de 30 minutos. Na bancada enfarinhada, divida a massa em 2, estique em retângulo e recheie uma parte com os queijos e a outra com a nutella. Enrole bem ambos os brioches. No de nutella, cortei ao meio no sentido do comprimento, para expor o chocolate e enrolei as duas tiras, unindo-as para formar uma coroa. Para o de queijo, cortei o rolo em pedaços de cerca de 5 cm e coloquei numa forma de bolo inglês previamente forrada com papel vegetal.

Ligue o forno a 50º e deixe os brioches levedar lá dentro até dobrarem de volume. Depois, aumente para 180º e coza por cerca de 25 minutos ou até dourar.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos, farinha; N.º de porções: 20; Prato: snacks

9 comentários:

  1. Difícil mesmo de escolher, o formato é lindo de qualquer um mas com nutella acho que ninguém resiste.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem que maravilha, adorei. Parece bem delicioso! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Já ando para experimentar as tuas versões de brioche há algum tempo, tenho a certeza que amanhã máquina do pão está à altura do desafio! E aquela sopa de abóbora com leite de côco... Yamiii! Tenho uma abóbora guardada para ser usada nessa sopa.

    Participa no passatempo de Natal a decorrer no meu blogue! http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    (O autocorrect faz sempre horas extra quando tento escrever no teu blogue! vá-se lá saber porquê... Quando escrevi Yamiii, mudou para Tânia, isto fica cheio de erros como se eu fosse analfabeta... E por pouco "brioche" ia criando aqui uma grande asneira!!! Imagina se eu deixasse aqui o comentário como ele inicialmente ficou graças ao senhor autocorrect: "adoro a tua versão de brioche (sem i)."... Ainda bem que vi a tempo!!! Loooool!)

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, eu cá tinha de provar um pedacinho de cada

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha querida. Adoro brioche e estes teus, seja qual for a versão, agradam-me de sobre maneira!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito das duas versões, ficaram óptimos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Mais um sucesso!! Ando viciada nesta massa :D

    ResponderEliminar
  8. Agarro-me já ao de nutella, que maravilha!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. E sempre que a fazes, fica deliciosa, tenho a certeza... dessa cozinha só saem delicias, amiga ! ;)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...