1.27.2014

Empadas de frango

Há semanas em que, por aqui, se cozinha menos. A semana passada foi uma delas, com algumas refeições fora de casa e frango assado trazido à última da hora. Quando trago frango assado, há sempre sobras e estas empadas foram precisamente para aproveitar essas sobras. 


Ingredientes
Para a massa:
50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
450g de farinha
1 gema de ovo para pincelar
Para o recheio:
1 cebola
1 cenoura
1 dente de alho
50g de polpa de tomate
1 colher de sopa de salsa picada
1 fio de azeite
1 chávena de vinho branco
1 colher de sopa de farinha maisena
2 chávenas de frango cozinhado, desfiado
sal
pimenta

Confeção
Bimby:
Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve.
No copo, coloque a cebola, o alho e a cenoura. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min / varoma / vel 1. Junte o frango, o vinho, a polpa de tomate e tempere de sal e pimenta. Programe 5 min / 100ºC / vel colher inversa. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de àgua morna e programe mais 5 min. Retifique os temperos e junte a salsa picada. Deixe arrefecer completamente.

Tradicional:

Coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco e deite os liquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os liquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com azeite, refogue a cebola picada com o alho esmagado e a cenoura ralada. Junte o frango, o vinho, a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume médio por uns minutos. Adicione a farinha maisena diluida num pouco de água morna e deixe engrossar. Junte a salsa picada, Deixe arrefecer completamente.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte formas de queque com azeite. Estenda a massa bem fina e corte rodelas grandes para forrar as formas e rodelas do tamanho das formas para cobrir e fechar a empada. Coloque a rodela grande, o recheio (cerca de 1 colher de sopa), feche com a rodela mais pequena, pressionando as bordas das 2 rodelas para selar. Enfeite as empadas com bocadinhos de massa, a gosto. Pincele com 1 gema batida e leve ao forno por cerca de 25 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 12; Prato: prato principal, entrada

16 comentários:

  1. Nunca fiz empada.
    Estas ficaram lindas.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,

    que perfeitas estão e tão bonitas, essa massa é uma excelente receita pois é bem simples, devem ter sido uma delicia e uma refeição bem ao gosto do filho:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindas, adoro empadinhas de frango

    ResponderEliminar
  4. Adoro empadas mas sou tão preguiçosa para as fazer! Estas ficaram lindas, talvez me inspirem e ponha mãos à obra! :)

    ResponderEliminar
  5. Hunnn que empadas tão bonitas, e devem ser deliciosas
    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. Ficaram mesmo lindas, por mim já comia não uma mas duas que estas coisas são para ser comidas aos pares ;)
    (gulosa é sei mas adoro salgados ;) )
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Que bonitas empadas!! Gosto tanto de empadas de frango :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Estão mesmo apetitosas estas tuas empadas amiga. Já te roubava umas quantas!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Ficaram lindas as tuas empadas Mª João! Eu adoro e também gosto de aproveitar essas sobras de frango e uso para fazer ou empadas ou rissóis. E é excelente para levar na marmita. ;)
    Beijinhos. ;)

    ResponderEliminar
  10. Também costumo fazer. Ficaram lindas.

    ResponderEliminar
  11. Que delícia! Nunca fiz, quando sobra frango como aquecido ou faço empadão (quando há paciência :P)
    Mas devem ficar mesmo boas, estão muito bonitinhas e, além disso, o frango aquecido ou "reutilizado" sabe sempre melhor! (acho que é um daqueles enigmas para os quais nunca foi encontrada a justificação :P)

    ResponderEliminar
  12. Lindas estas tuas empadinhas de frango e apetitosas também ;)

    ResponderEliminar
  13. Muito lindas! Também fiz empada a semana passada mas fiz numa tarteira. Em breve também coloco a receita! Eu sou fá de empadas e a liberdade que nos dá com o recheio de aproveitar o que se tem em casa :). beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Mª João

    Ficaram lindas! Gostei bastante desta receita! Vou experimentar!
    beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...