1.02.2014

Rissóis de peixe

Cá em casa gostamos muito de rissóis (além disso, é uma excelente receita para aproveitamentos, como é o caso) mas confesso que fazer a massa no tacho era demasiado trabalhoso (e caprichosa para atingir o ponto certo) para eu os fazer muitas vezes... com Bimby e a receita de massa de rissóis, este trabalho ficou reduzido a quase nada! Para além de que a massa sai com uma textura perfeita, elástica, para estender bem fininha como gostamos!

Ingredientes
Para a massa:
250g de farinha sem fermento
250g de água
30g de manteiga
5g de azeite
1 pitada de sal

Para o recheio:
2 chávenas de peixe cozinhado, limpo de pele e espinhas
500g de leite
70g de farinha
1/2 caldo de peixe
50g de margarina
sal, pimenta e noz moscada q.b.
salsa picada q.b.

Para panar e fritar:
1 ovo  batido
Pão ralado
Óleo

Confeção
Bimby:
Faça a massa: coloque no copo todos os ingredientes exceto a farinha e programe 5m, 100º, velocidade 1. Junte a farinha de uma só vez e programe 20 segundos, velocidade 4. Neste passo, deite um fio de azeite fino pelo bucal enquanto a máquina trabalha. Retire a massa, forme uma bola e deixe arrefecer.

Coloque no copo o leite, a farinha, a margarina, tempere com o caldo, sal, pimenta e noz moscada e programe 6m, varoma, velocidade 4. Adicione o peixe e programe 2 minutos, 90º, velocidade colher inversa. Junte a salsa picada e envolva com a espátula. Retire e deixe arrefecer.

Tradicional:
Faça a massa: coloque num tacho todos os ingredientes exceto a farinha e deixe levantar fervura. Retire do lume e junte a farinha de uma só vez mexendo vigorosamente com a colher de pau. Leve de novo ao lume brando e mexa sempre até a massa se desprender do tacho. Passe para a bancada e ammase com as mãos até estar elástica e lisa. Forme uma bola e deixe arrefecer.

Num tacho em lume brando, derreta a margarina e junte  a farinha, deixando cozinhar um pouco. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre, até formar um creme. Tempere com o caldo, sal, pimenta e noz moscada. Adicione o peixe e, no final, a salsa picada. Retire e deixe arrefecer.

Estenda a massa e recheie com uma colher de recheio. Forme os rissóis com a ajuda de um molde ou com um copo. Passe os rissóis por ovo batido e pão ralado. Nesta fase, pode congelar os rissóis. Frite-os em óleo quente e escorra em papel absorvente.

Bom Apetite! 


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peixe; N.º de porções: 24; Prato: prato principal, entrada, petiscos

 


4 comentários:

  1. Uma ótima sugestão! Também costumo fazer com a minha mãe!
    Votos de ano repleto de saúde, paz, amor e muito sucesso!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Parecem estar bem crocantes!
    Sempre óptimas sugestões!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro rissóis, mas não tenho o hábito de fazer em casa porque acho que a massa não me vai sair bem :(
    Ficaram com um aspecto delicioso, o recheio ficou óptimo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que belo petisco!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar