3.03.2014

Lasanha de farinheira (vegetariana) e espinafres

Há uns tempos, recebi uma mensagem a "desafiar-me" a fazer mais receitas vegetarianas. Fez-me voltar a considerar as segundas sem carne, um desafio que faz todo o sentido, para mim! E, apesar de ser mais complicado, numa dieta pobre em hidratos de carbono, vou tentar incluir algumas receitas de dieta! Não é este caso... esta lasanha gulosa foi devorada alegremente pelos homens cá de casa (a dieta do meu marido tem dias...) e eu comi uma omelete de queijo com salada!



Ingredientes

5 placas de lasanha fresca
1 cebola
1 colher de sopa de azeite
1 chávena de espinafres cozidos (usei congelados)
3 queijinhos frescos (210g no total)
1 farinheira vegetariana 
Sal e pimenta q.b.
20g de queijo parmesão ralado

Para o molho branco:
500ml leite
60g de farinha
40g de margarina
noz moscada (1 pitada)
sal q.b.

Confeção
Bimby:
Deite a cebola no copo e triture 15 seg/ vel 5. Junte o azeite e programe 5 min/ vel 2. Adicione os espinafres bem escorridos e o recheio da farinheira e programe 4 min/ 100º/vel 2. Programe mais 30 segundos, junte os queijos frescos, tempere com sal e pimenta e vá, progressivamente, até à velocidade 5. Retire e reserve.
 
Para o molho branco: deite o leite, a farinha e a manteiga no copo, tempere com sal e pimenta e programe 8 minutos, 90º, velocidade 4.
 
Tradicional:
Num tacho, deite um fio de azeite e refogue a cebola. Retire a pele da farinheira e junte ao refogado. Deixe cozinhar em lume brando por uns minutos. Tempere com sal, pimenta, junte os espinafres descongelados e bem espremidos, para retirar toda a água, os queijos frescos desfeitos com um garfo e deixe cozinhar mais 5 minutos. 
 
Faça agora o molho branco: num tacho, derreta a margarina e acrescente a farinha. Em lume médio, mexa para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
 
Ligue o forno a 180º e monte a lasanha: numa travessa, coloque uma colherada de molho branco no fundo e uma folha de massa. Cubra com a mistura de farinheira e espinafres. Cubra com outra camada de massa e repita pelo menos por 4 camadas. Termine com uma camada de massa, deite o molho branco por cima e salpique com queijo ralado. 
 
Leve ao forno por 30 minutos. 
 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Massa; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

13 comentários:

  1. Que aspeto fantástico. Sugestão deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O aspecto é fantástico, que maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Que aspeto fantástico adorei!
    Adoro lasanha vegetariana agora com farinheira vegetariana....... uma delicia:)

    um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão deliciosa... nunca experimentei farinheira vegetariana... fiquei curisa!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Ficou linda amiga, ficou perfeita, gostei mesmo muito, bjokas

    ResponderEliminar
  6. Acho que cada vez mais havíamos de tentar comer o menos de carne possível, e ar lugar aos legumes e vegetais! Adorei esta sugestão! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Com farinheira nunca fiz mas tenho a certeza que ia adorar
    Esta com um aspecto de quero mais....adorei
    boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  8. Que booommmm aspecto Maria João! :)
    Cá por casa só mesmo eu é que gosto de farinheira e já (a)provei essa vegetariana ;) Assim bem disfarçada acho que enganava a outra boca cá de casa :) hehe
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
  9. Tem mesmo bom aspeto! Também acho uma iniciativa boa essa do meatless monday, e geralmente acho que até como algumas refeições sem carne, mas não necessariamente à segunda feira para não ter essa "obrigação" tão marcada...

    ResponderEliminar
  10. O aspecto é de fazer salivar qualquer um amiga. Ficou mesmo apetitosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria João,

    Está um "must" esta tua lasanha, muitissimo apetitosa e apetecível ! :)
    Adoro as cores e a selecção de ingredientes que fizeste !

    Beijinho *

    ResponderEliminar