3.04.2014

Molho Bolonhesa (e duas refeições em 30 minutos)

A receita não é nova aqui no Blog, mas repito-a para vos dar uma sugestão bem prática: fazer o molho bolonhesa a dobrar e ficam com duas refeições prontas -  uma massa à bolonhesa para comer de imediato e uma lasanha bolonhesa para congelar e fazer outro dia! 


Receita base de Molho Bolonhesa:
Ingredientes
azeite
3 dentes alho
1 cebola grande
1 talo de aipo
150 g bacon
800 g de carne de vaca picada
pimenta preta moída na altura
300 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
4 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela
300 ml de leite 
sal q.b.


Confeção Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos picados, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com sal e pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até ficar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, umas folhas de manjericão picado e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 3min. Nessa altura, junta-se o vinho e o leite - esta mistura inicialmente vai talhar, mas depois, continuando a mexer, engrossa, formando um molho delicioso. 
 
Para o Penne Bolonhesa:
Coza 300g de penne "al dente". Sirva a massa com o molho, com queijo parmesão ralado. 

Para a Lasanha Bolonhesa:
4 placas de lasanha fresca
400 ml de molho bechamel (de compra ou caseiro, receita aqui)
Queijo parmesão ralado

Numa travessa, deite um pouco do molho bechamel, coloque uma placa de lasanha, cubra com molho bolonhesa e repita, até fazer 3 camadas. Cubra com a última placa de lasanha, regue com o molho e salpique com queijo ralado (usei parmesão). Envolva em papel aderente e congele. Para servir, descongele e leve ao forno a 180º por cerca de 30 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne de vaca picada; N.º de porções: 6; Prato: prato principal

6 comentários:

  1. Que boa ideia! Eu adoro massa à bolonhesa, costumo fazer bastantes vezes :) Assim deve ser muito prático :)
    Quando faço molho à bolonhesa costumo fazer imenso (imenso tipo 3 quilos de carne :P), mas isso é porque congelo/como restos ou isso :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro massa á bolonhesa ,assim com penne nunca fiz pois eles preferem com esparguete.
    Essa ficou excelente
    bj

    ResponderEliminar
  3. Maria João,

    Gosto de bolonhesa em qualquer lugar! Uma das refeições que mais me conforta e me deixa a babar!
    Só de olhar para a foto penso que podia ser o meu jantar e gosto tanto que podia ser o meu jantar todos os dias (talvez enjoasse, mas, neste momento em que olho para a tua bolonhesa é essa a minha vontade :D)

    Gostei muito das sugestões práticas. Aqui em casa também se faz sempre a mais e acaba por se guardar para comer no dia seguinte. Ainda não tinhamos pensado nesta opção de congelar em lasanha!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  4. aqui fazemos com esparguete mas adorei a sugestão e bem prática, só nos faz poupar tempo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A bolonhesa tem essa capacidade de ser prática na execução e versátil na utilidade. Permite-nos criar deliciosas refeições. Gostei da tua siugestão. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar