5.11.2014

Hummingbird Bundt Cake

Incrível como já estamos na 8.ª edição do Bundtmania... o tempo passa mesmo a correr! Para esta edição, no Blog Lemon & Vanilla, as meninas Bundettes, Lia e Mena fizeram-me descobrir esta maravilha... Um bundt delicioso com banana e ananás, esta receita leva originalmente nozes, mas eu adaptei ao gosto cá de casa (mais propriamente, do pequeno) e fiz sem. Uma delícia!  

Um aviso: dá muita massa de bolo! Eu fiz o Bundt e enchi 8 formas de muffin, porque a minha forma de bundt não é muito grande.



Ingredientes 
Para o bolo:
3 ovos
1 chávena e 1/2 de açúcar 
3 chávenas de farinha
1 c. chá de fermento
1/2 c. chá de bicarbonato 
1 c. chá de extrato de baunilha
1 c. chá de canela
1 lata de ananás em calda
2 bananas maduras
1 chávena de iogurte
1 chávena de margarina amolecida

Para a cobertura:
1 embalegem de queijo creme tipo philadélfia, à temperatura ambiente
4 colheres de sopa de açúcar em pó
1 colher de chá de baunilha 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º. Barre uma forma de bundt com margarina. 
Bimby: 
Coloque a margarina e o açúcar no copo, com a borboleta e bata 4 min/vel 4. Entretanto, numa taça, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela e reserve. Esmague a banana e pique o ananás e misture os dois, incluindo a calda do ananás e reserve. Programe a bimby para vel 3, sem tempo e, pelo bucal, adicione os ovos, um de cada vez. Adicione a baunilha. Misture então 1/3 da farinha, depois, metade do iogurte, novamente a farinha, o resto do iogurte e termine com a farinha. Deite bater cerca de 1 min. Pare a máquina, adicione as frutas e envolva com a espátula.  

Tradicional: 
Na batedeira, bata em creme a margarina e o açúcar. Entretanto, numa taça, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela e reserve. Esmague a banana e pique o ananás e misture os dois, incluindo a calda do ananás e reserve. Com a batedeira em velocidade média, adicione os ovos, um de cada vez. Adicione a baunilha. Misture então 1/3 da farinha, depois, metade do iogurte, novamente a farinha, o resto do iogurte e termine com a farinha. Deite bater cerca de 1 min. Adicione as frutas e envolva com a espátula. 

Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40m. 

Prepare a cobertura: bata o queijo com o açúcar e a baunilha.

Quando o bundt estiver cozido, retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Deixe arrefecer completamente antes de colocar a cobertura.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Banana, ananás; N.º de porções: 20; Prato: bolo

11 comentários:

  1. Gostei mesmo deste bundt! O ananás com o iogurte e a banana, devem dar um sabor maravilhoso!
    Vou anotar...tenho a forma por estrear há imenso tempo :)

    ResponderEliminar
  2. A avaliar pelos ingrediente e pelo aspecto deve ter ficado uma delícia!
    Bjs e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Está lindo, lindo Mª João!!
    Muito obrigada por mais uma participação linda e com um aspecto de dar água na boca!!
    Beijinhos e continuação de bom Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Uau que bolo delicioso, adorei a combinação de sabores e ingredientes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Lindo e guloso, olhando para o interior está tal e qual o meu, até a forma e os pedaços de ananás por fora, é mesmo muito bom.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nem de propósito! Comprei hoje uma forma de bolo...o nome Bundt é apenas devido à forma certo? Não vá ter-me escapado alguma coisa :D. ananás e banana parece-me muitooo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome bundt vem da forma, mas também da maneira como se confeciona: bater sempre a margarida manteiga com o açúcar e adicionar os ovos 1 a 1. Apesar de veres receitas com óleo, o Bundt original é assim.
      Se queres saber mais e melhor sobre Bundts, não há como espreitar o blog da Mena - http://asaventurasdeumamama.blogspot.pt/

      Eliminar
    2. Obrigada! já aprendi, beijinhos

      Eliminar
  7. Oh Maria Joao, estava eu a ler o que tinhas escrito aqui em cima!! Obrigado pela mençao! Mas até tu, o sabes definir como tem que ser!
    E é verdade minha querida, ja vamos na 8ª e isto nao seria possivel, se o bichinho dos bundts nao se tivesse instalado por esse lado! Em boa hora devo dizer, porque so saiem maravilhas!
    O Hummingbird é um historico, mas na forma bundt menos um pouco! Mas com exemplares deste, a historia vai ser feita!
    O tele transporte continua avariado né??
    beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho a forma agora tenho de fazer o meu primeiro...tenho de escolher uma receita! Beijinhos

      Eliminar
  8. Tão amoroso este teu Bundt Mra. João! A forma como dispuseste a cobertura resultou muito bem e esse interior está mesmo sugestivo!
    Com a iniciativa destas duas meninas posso dizer qu já aprendi muito mesmo, o que só posso agradecer e me faz adorar continuar nesta doce mania. ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar