6.12.2014

Almôndegas de peru e legumes

Esta semana os menus variam entre as minhas saladas e pratos feitos a pedido do filho... é assim, quando o marido está fora, acabo por mimar ainda mais o adolescente com as comidas que ele gosta e o pai nem tanto, como é o caso de almôndegas! Estas, fiz com quase mais legumes que carne e ele adorou!



Ingredientes
200g de peito de peru
2 cenouras
1 chávena de cogumelos
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de pão ralado
1 ovo

Para o molho:
1 cebola
2 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
algumas folhas de manjericão
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de açúcar
Sal e pimenta q.b.

Esparguete cozido para servir

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a carne de peru, as cenouras e os cogumelos e triture 30 seg/vel 7. Adicione o queijo ralado, o ovo, o pão ralado e os temperos e misture 10 seg/vel 4. Retire, faça bolinhas com as mãos untadas em azeite e coloque-as no cesto (se forem muitas, pode usar a varoma).

Coloque no copo o azeite, a cebola e os alhos e triture 5 seg/vel 5. De seguida, programe 5 min/varoma/vel 2. Adicione os restantes ingredientes e programe 20 min/100º/vel 1, colocando o cesto com as almôndegas no copo. Retire o cesto, programe mais 30 seg e vá progressivamente até à vel 7. Junte as almôndegas ao molho e envolva com a espátula.

Tradicional: 
Faça o molho de tomate - num tacho com um fio de azeite, deite a cebola e os alhos picados e deixe amolecer, sem dourar. Deite o tomate e o seu suco, as folhas de manjericão e tempere com sal, pimenta, açúcar e canela. Deixe em lume brando por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Triture o molho a gosto (se estiver muito denso, acrescente um pouco de água). 

Noutra taça, misture a carne de peru picada, a cenoura ralada e os cogumelos picados (pode optar por picar tudo junto na 123 ou noutro robot de cozinha). Junte o ovo, o queijo parmesão ralado, o queijo e o pão ralado. Tempere com sal e pimenta. Faça bolinhas, com as mãos molhadas. 

Numa frigideira com um fio de azeite, doure as bolinhas. Acrescente o molho de tomate e, em lume baixo, deixe cozinhar por cerca de 20 min. Retifique o tempero de sal e pimenta. 

Sirva as almôndegas com o molho, sobre esparguete cozido e com queijo parmesão ralado por cima.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

5 comentários:

  1. Estão com óptimo aspecto estas almôndegas! :)
    E com mais legumes que carne é bom :D ehehe!
    O pai não gosta desta maravilha? ai ai!!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. hummmmmmmm, que maravilha!!!!!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Nossa que almondegas lindas!! E com certeza muito saborosas. E o molho está com uma aspecto tão suculento! Receita de dar água na boca...

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  4. De peru nunca fiz ,essas tem muito bom aspecto
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto imenso de almôndegas e já não faço há algum tempo... E nunca fiz de peru!
    As tuas ficaram com óptimo aspecto, gostei muito :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar