2.10.2015

#Dia dos Namorados# Cocktail de Camarão (Entrada)

Pois é, estamos na semana mais romântica do ano, dizem... Pessoalmente, acho que qualquer dia que celebre o amor é bom, mas não é necessariamente um dia romântico. Aliás, se o fizermos com stress de escolher um restaurante, esperar por mesa ao frio, aborrecer-nos porque o serviço está demorado, como é normal nestes dias, não há romantismo que aguente! Por isso, por aqui temos optado por celebrar em casa, com um jantar a dois. E nem sempre no dia 14, já que o sogro faz anos e às vezes temos de adiar ou antecipar o nosso jantar de namorados! ;)

Como já vem sendo hábito, deixo-vos, no decorrer desta semana, uma sugestão de ementa para o jantar do Dia dos namorados! Começamos pelo princípio, como convém, com uma entrada bem gulosa, um bocadinho "anos 80/90", mas que eu adoro: cocktail de camarão! 


Ingredientes
14 Camarões cozidos
1 chávena de alface em juliana
para o molho:
1 ovo
1 fio de azeite
1 colher de sobremesa de sumo de limão
sal e pimenta q.b.
1 chávena de óleo
1 colher de sopa de ketchup

Confeção
Descasque os camarões e retire-lhe a cabeça, deixando, em 6 deles, a cauda. Reserve esses 6 e corte os restantes em pedacinhos.
Bimby: Deite no copo o ovo, o sal, a pimenta e o limão e programe 10 seg/ vel 5. Com a máquina em funcionamento na Vel. 5 e sem retirar o copo medida, vá vertendo lentamente o azeite e o óleo sobre a tampa. Adicione o ketchup e envolva 15 seg/vel 3.
Tradicional: Num recipiente alto e largo (onde caiba a varinha mágica), deite o ovo, limão, sal e pimenta e o azeite. Deite por cima metade do óleo. Bata com a varinha mágica, com movimentos de baixo para cima. Vá adicionado o restante óleo e batendo para incorporar até terminar o óleo. Junte o ketchup e misture bem.
Junte ao molho os camarões em pedaços e leve ao frigorífico.
Na altura de servir, divida por 2 taças a alface em juliana e disponha  no fundo. Por cima, coloque umas colheradas do molho de camarão. Termine com os camarões que deixou inteiros.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Camarão; Prato: Entrada

8 comentários:

  1. Gostei bastante da sugestão, bem vistosa!

    ResponderEliminar
  2. Já à algum tempo não como uns camarões... Ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-2-legumes.html

    ResponderEliminar
  3. Uma entrada linda e bem ao meu gosto
    Gostei
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Parece-me tão bem esta entrada Maria João, obrigada pela sugestão

    beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Embora não ligue à data, acho que é muito mais romântico jantar em casa no sossego do lar, do que ficar no meio de tanta gente, é muito impessoal...adorei esta sugestão...bem simples, mas que agrada a quase toda a gente!*

    ResponderEliminar
  6. Chique, uma bela dica.
    Bjos, tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  7. Uma sugestão bem agradável!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  8. É mesmo esta entrada que estou a pensar fazer. Que bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar