9.28.2015

Madalenas

Depois de praticamente uma semana em off, não podia voltar de melhor forma. Estas Madalenas são muito fáceis de fazer e deliciosas! Adaptei a receita de queques de manteiga da Clara de Sousa que, assim que a vi, soube logo que o resultado ia ser irresistível. Por isso, se não tiverem formas para madalenas, podem usar formas de queques que ficam igualmente bons.
Manteiga de verdade e farinha tipo 65 são as "condições" para acertar em cheio naquele sabor que guardamos nas memórias das Madalenas e Queques da nossa infância!


Ingredientes
250g de farinha T65 sem fermento
1 colher de chá fermento em pó
Meia colher de chá de sal by Necton
175g de manteiga sem sal
150g de açúcar
2 ovos 
75ml de leite
raspa de 1 limão
açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º. Unte com margarina e polvilhe com farinha as formas de madalenas (usei a fantástica forma da Metalúrgica)

Numa taça, misture a farinha, o fermento, a raspa de limão e o sal. Reserve.
Bimby:
Coloque no copo, com a borboleta, a manteiga e o açúcar e programe 37º/5 min/vel 4. Junte os ovos, um de cada vez, pelo bucal, com bimby na vel 4. Junte 1/3 da mistura de farinha e programe 15 seg/vel 2. Depois, 1/3 do leite - mais 15 seg/vel 2. Repita até esgotar os ingredientes. 

Tradicional:
Bata bem a manteiga amolecida com o açúcar, até ter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo até serem absorvidos. Junte 1/3 da mistura de farinha e envolva com uma espátula. Depois, 1/3 do leite e misture. Repita até esgotar os ingredientes.

Distribua pelas formas, sem encher demasiado e leve ao forno por cerca de 10 min (no caso dos queques, demora mais uns 5 min. 

Retire as madalenas, deixe arrefecer uns minutos. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: manteiga; N.º de porções: 15; Prato: bolinhos


6 comentários:

  1. Não sendo a maior apreciadora, digo que essas estão bem bonitas e apetitosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Madalenas é sempre um bolinho tão lindo, tão delicado! Tenho que arranjar estas forminhas, as tuas estão lindas!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Lindas!
    Ficaram mesmo mimosas e apetitosas.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram bem lindas! Ia agora uma com um cházinho!

    ResponderEliminar
  5. Olá! Fiz as madalenas este fds e cá por casa adoraram 😁. São deliciosas e não ficam nada secas.

    ResponderEliminar