10.06.2015

Arroz de pato

Na minha "saga" da arca avariada tinha uma dose de pato e respetiva água de o cozer que descongelaram e lá "teve" de sair um arroz de pato, para alegria do meu rapaz que adora este prato! Numa versão um pouco diferente da que já havia no Blog, este arroz de pato leva vinagre, o que lhe confere um sabor mais forte. E, convenhamos, é mesmo um prato de outono, bem reconfortante. 


Ingredientes
Para cozer o pato: 
1 cebola pequena
1 cenoura
2 folhas de louro
Sal by Necton

Para o arroz:
2 chávenas de pato cozinhado e desfiado
1 pedaço de bacon
1 chávena e meia de arroz (usei o Baby Rice da Orivárzea)
1 litro de caldo de cozer o pato
1 cebola

2 dentes de alho
1/2 chávena de vinho branco

30 ml de vinagre de vinho branco 
1 fio de azeite
rodelas de chouriço q.b. 


Confeção

Coza o pato em água abundante temperada com sal, com a cebola e cenoura cortadas em pedaços e as folhas de louro. Retire o pato e desfie. Coe a água. Nesta fase, com um pato inteiro, costumo dividir em 2 porções e congelar a carne e a água separadas. 

Num tacho, refogue a cebola e os alhos picados. Adicione o bacon cortado aos pedacinhos e o arroz. Junte o vinho e mexa até evaporar. Junte então o caldo de cozinhar o pato e o vinagre e deixe cozer o arroz "al dente". Deite metade do arroz, ainda com algum caldo, numa travessa de ir ao forno, espalhe o pato desfiado e finalize com mais uma camada de arroz. Coloque o chouriço em fatias por cima e leve ao forno a 180º para secar e dourar.

Sirva com uma salada verde.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Pato; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

2 comentários:

  1. Eu adoro arroz de pato, mas faço o meu com o pato assado e alecrim e fica tão maravilhoso que não consigo alterar para o pato cozido.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Adoro arroz de pato ou de frango assim. Que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/aproveitamento-arroz-de-pato-gratinado.html

    ResponderEliminar