11.30.2015

Creme de Cogumelos

Este tempo pede mesmo um prato de sopa a fumegar... reconfortante, a sopa é rainha do tempo mais fresco, uma verdadeira instituição nacional! Para variar as sopas de legumes mais básicas, fiz este creme de cogumelos, sem natas e sem batata, mas igualmente denso e aveludado. Delicioso!



Ingredientes
200gr de cogumelos frescos
água q.b.
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.1 fio de azeite
2 dentes de alho
1 curgete grande
1/2 chávena de cogumelos porcini secos
iogurte natural e queijo feta para servir (opcional)

Confeção
Lave os cogumelos, corte-os em fatias e pique os dentes de alho. Descasque a curgete e corte em rodelas. Hidrate os cogumelos porcini numa chávena com água morna. 
Bimby:
Deite o azeite no copo com os cogumelos e o alho e programe 6 min/ 80º/ vel colher inversa. Junte a curgete e os cogumelos porcini, com a água de os hidratar, adicione mais água a cobrir os legumes, tempere com sal e pimenta e programe 15 min/vel 2/ varoma. Programe de seguida 30 seg/vel 9 e retifique os temperos de sal e pimenta (vá provando até estar a seu gosto).
Tradicional:
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois os cogumelos e o alho e salteie os cogumelos até começarem a ficar cozinhados. Junte a curgete e os cogumelos  e os cogumelos porcini, com a água de os hidratar, adicione mais água a cobrir os legumes, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando. Triture bem com a ajuda da varinha mágica e retifique os temperos de sal e pimenta.
Sirva com um fio de iogurte e queijo feta em cubinhos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Cogumelos; N.º de porções: 6; Prato: sopas

9 comentários:

  1. Nada como uma boa sopinha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. que aspeto bom, is adorar essa sopa como adoro cogumelos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Adoro cogumelos!!vai ser o jantar de hoje, risotto de cogumelos :) essa sopa tem um ar de ser deliciosaaaaa!!! beijinhos e uma excelente semana :)

    ResponderEliminar
  4. Uma boa sopa sabe sempre tão bem! :)

    ResponderEliminar
  5. Fantastico, que sopa diferente será que é mesmo boa?
    Mark Margo
    www.markmargo.net (entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi uma sopa com cogumelos mas tenho de experimentar, aliás se eu adoro cogumelos vou gostar de certeza desse creme :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. Adoro creme de cogumelos, o teu está super apetitoso!
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  8. que sopinha deliciosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu amo sopa de cogumelos Mª João e já fiz algumas magníficas que, embora não tendo tido oportunidade de publicar no blogue, tenho de ver se retifico essa falha, pois são uma maravilha.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...