12.18.2015

Panquecas fofas

Cá por casa abrem as festividades no próximo domingo com os 18 anos do meu "pequenino"! É que, para além do Natal e Ano Novo, esta quadra é de festejo de aniversários. Do filho, da minha irmã e da minha sobrinha! Tudo isto até dia dia 01! E nunca estive tão atrasada com os preparativos como este ano! Os cabazes têm pouquíssimas coisas feitas, faltam-me prendas, as etiquetas estão escolhidas, mas não feitas, enfim...
Com tudo isto, não estranhem que não haja um bolinho para o fim de semana, ele vai ser feito, mas só no domingo! Fiquem antes com umas panquecas super fofas para um lanche ou pequeno almoço.


 
Ingredientes
1 iogurte natural (usei grego light)
1 ovo
7 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
50ml de leite
óleo q.b. para untar a frigideira 

Confeção
Bata a clara em castelo e reserve. Numa taça, bata a gema com o iogurte. Junte a farinha, o fermento e o açúcar e bata bem. Adicione o leite aos poucos até ficar com uma massa fluída e sem grumos. Junte então a clara e envolva suavemente. 
Unte uma frigideira com óleo e leve ao lume. Quando estiver quente, baixe o lume e deite uma concha de massa. Deve virar a panqueca quando verificar que se começam a formar bolhinhas à superfície. Proceda do mesmo modo até acabar a massa. 

Sirva com mel ou compota.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: iogurte; N.º de porções: 8; Prato: pequenos almoços, lanches

8 comentários:

  1. Maravilha de panquecas, tão apetitosas!

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa todos gostamos de umas boas panquecas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Humm.. óptimas!!! Também estou mais ou menos na mesma situação, o meu filho faz 1 aninho este mês, duas primas e uma avó também. É só festas, ehhehh :)
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Lindas e bem apetitosas!!
    Boas festas

    ResponderEliminar
  5. Haaaaaa mas que panquecas lindas eu gosto tanto de panquecas no outro dia deram-me uma a provar que estava bem parecida com essas, foi a melhor que já provei até hoje :D Roubei a receita!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Adoro panquecas e estas estão deliciosas, fiz hoje ao pequeno almoço, só adicionei raspa de limão :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. Que lindas! Tenho de experimentar uma receita com claras batidas, parece que as faz mesmo mais fofas :)

    ResponderEliminar